16 de Março de 2018 | 11h00
Qualificação da rede de prestadores subiu em 2017
Os índices do Programa de Avaliação e Qualificação da Rede Credenciada Pessoa Jurídica subiram expressivamente em 2017 – em especial, no que se refere ao atendimento hospitalar. Em 2015, os números variaram entre 58,26% e 83,82%. Já em 2017, eles ficaram entre 75,39% e 96,61%. Os melhores indicadores nesses dois anos foram, respectivamente, do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Hospital Santa Lucinda (HSL) e Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci).
“Esta é uma ação de acompanhamento cuja existência já ultrapassa sete anos na Unimed Sorocaba. Porém, com a Resolução Normativa (RN) 277 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a partir de 2017, ela ganhou força, com a proposição de boas práticas de atendimento por meio de uma enfermeira especialmente dedicada”, disse César Amauri Quibáo, gerente de Operações da Cooperativa. “Este reforço se traduz nos resultados atualmente aferidos, demonstrando nossa preocupação com a qualidade e segurança das operações assistenciais.”
As instituições avaliadas nesse período foram o BOS, Gpaci, HSL, Hospital Evangélico, Hospital São Luiz (Boituva), Santa Casa de Porto Feliz, Santa Casa de Piedade, Santa Casa de Pilar do Sul e Santa Casa de Salto de Pirapora.
O Programa de Avaliação e Qualificação foi instituído pela Unimed Sorocaba visando melhorar a segurança do atendimento ao paciente e a qualidade dos serviços prestados aos seus beneficiários.
Desde 2011, a rede prestadora contratada é periodicamente avaliada. Isto é feito por meio de visitas técnicas, da avaliação da regularidade documental e de pesquisas de satisfação junto aos clientes.
Os prestadores podem ser classificados em três escalas: Nível de Excelência, Nível de Conformidade e Nível de Atenção. Caso a instituição se enquadre neste último patamar, ela tem um prazo de seis meses para promover alterações e se adequar aos padrões da Unimed Sorocaba.
Os prestadores que se encaixem no Nível de Conformidade recebem certificados. Por sua vez, os ranqueados como Nível de Excelência obtêm certificados e um incentivo financeiro – este, previsto em contrato, buscando a manutenção das suas boas práticas de atendimento. Depois de finalizados, os resultados dos ciclos de avaliação são apresentados ao Comitê de Credenciamento e Acompanhamento de Prestadores (CAP) e à Diretoria Executiva.