11 de Março de 2010 | 00h00
No último sábado, 6 de março, teve início o recadastramento das crianças que participam do Programa Barça-Unimed.
Membros efetivos e voluntários do Departamento de Responsabilidade Socioambiental (RSA) da Unimed Sorocaba estiveram no último sábado, 6 de março, no campo do Clube Atlético Barcelona, para iniciar o recadastramento das crianças que participam do Programa Barça-Unimed. Por conta das fortes chuvas que caíram naquela manhã, muitos pais não puderam comparecer para assinar a documentação necessária. Por isso, o recadastramento foi estendido por mais um período.
Segundo revelou o diretor de Mercado da Unimed Sorocaba, doutor Fernando Carvalho e Silva, a Unimed irá entrelaçar os diversos programas sociais que patrocina e desenvolve. Dessa forma, as crianças que participam do Programa Barça-Unimed terão, a partir deste ano, um leque de atividades bem maior do que havia até então.
Programa Barça-Unimed - Criado em 10 de outubro de 1999, por meio de uma parceria entre a Unimed Sorocaba e o Clube Atlético Barcelona, o programa proporciona atividades (gratuitas) esportivas, recreativas, sociais e culturais para crianças e jovens, principalmente as que vivem em condição de risco social. As atividades são realizadas aos sábados, das 8 às 12h30, no campo do “Barcelona”, localizado na Av. Paraguai, 459, Parada do Alto.
Ações – Atualmente, além do Programa Barça-Unimed, a Unimed Sorocaba desenvolve os programas Adote Uma Escola, Adote uma Praça, Gerenciamento de Resíduos nos Consultórios e Clínicas dos Médicos Cooperados, Inclusão do Deficiente Físico e outros voltados ao seu público interno. Patrocina o Esporte Clube São Bento, o Xadrez Clube de Sorocaba, a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba e promove semestralmente o Prêmio Unimed de Excelência Acadêmica, o qual é atribuído aos três primeiros colocados nos cursos da Fatec Sorocaba durante a colação de grau.
Como muitos médicos e colaboradores já participavam como voluntários das diversas atividades desenvolvidas, o RSA decidiu organizar a participação dos mesmos criando o Programa de Voluntariado da Unimed Sorocaba. “Temos 25 colaboradores e seis médicos inscritos no grupo de voluntários”, conta Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do RSA. A partir de sua inscrição, o interessado passa a ser avisado antecipadamente sobre os eventos que acontecerão e consultado se poderá ou não participar como voluntário. “A adesão não significa a obrigatoriedade de participar, apenas serve como uma orientação sobre quem podemos consultar para nos ajudar”, explica Patrícia.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa