Início / Notícias

Notícia

22 de Abril de 2009 | 00h00

Programa de sensibilização faz colaboradores da Unimed Sorocaba vivenciarem diferentes níveis de deficiência física

Atividade elaborada pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial(Senai) para os colaboradores da Unimed Sorocaba permitiu que eles vivenciassem algumas dificuldades enfrentadas por deficientes físicos, visuais e auditivos no seu cotidiano.

O Programa atingiu 90% de participação dos colaboradores.

O objetivo da ação foi sensibilizá-los para que compreendam melhor as limitações das pessoas com deficiências (PcDs), não no sentido de olhá-los com piedade, mas com disposição para ajudá-los quando for preciso, como explicaram as monitoras do Senai.

Para sentirem na pele como as deficiências interferem em tarefas consideradas corriqueiras para quem não tem esse problema, os participantes foram convidados a um coffee break. Antes, porém, tiveram seus olhos vendados, braços imobilizados, ouvidos tampados ou usaram óculos cujas lentes estavam embaçadas, reduzindo drasticamente o poder de visão. A experiência os levou a refletir sobre as dificuldades e, principalmente, como as PcDs conseguem superá-las, seja individualmente ou com a ajuda de alguém próximo. Prova disso é que ninguém deixou de saborear as bolachas e os refrigerantes que estavam sobre as mesas.

No mundo existem cerca de 600 milhões de PcDs. No Brasil são 24.650.000, ou 14,5% da população, segundo dados do censo demográfico realizado pelo IBGE em 2000. Destes, 4.203.632 são paulistas, incluindo as 58.212 pessoas que residem em Sorocaba e se enquadram nesta categoria.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: