30 de Setembro de 2009 | 00h00
A Unimed Sorocaba lançou oficialmente na manhã deste sábado, 26 de setembro, o Programa de Gerenciamento de Resíduos em Consultórios Médicos (PGRSS).
Cujo objetivo é auxiliar os médicos cooperados a implantarem programas de responsabilidade ambiental em suas clínicas e consultórios. “A Unimed Sorocaba já desenvolve outros programas que contribuem para preservar os recursos naturais”, disse o diretor de Assuntos Médicos da cooperativa, doutor Carlos Alberto Caniello, durante a abertura dos trabalhos. “Tanto que pela sexta vez conquistamos o selo de responsabilidade social, conferido pela Unimed Brasil às unidades que mantêm trabalhos consistentes nessa área”, completou.
Após a abertura, os participantes assistiram a uma palestra proferida pelo consultor ambiental da Fundação Unimed, Leonardo Venâncio, responsável pelo Movimento Renovação que incentiva e orienta a elaboração e implantação do PGRSS nos Hospitais das Unimeds (em nível nacional), clínicas e consultórios dos cooperados. O especialista abordou temas como meio ambiente, resíduos e movimentos de renovação. “Mudar os hábitos no dia a dia e ter plena consciência dos atos é que nos fará mudar o mundo”, destacou.
“Não pretendemos apenas atender a legislação vigente, mas reduzir os impactos ambientais provenientes dos resíduos dos serviços de saúde e promover a educação ambiental entre os médicos e suas respectivas equipes de colaboradores”, explica Patrícia Bezerra da Silva, coordenadora do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba.
A Unimed Sorocaba pretende concluir até março de 2010 a implantação do PGRSS em todas as clínicas e consultórios que se inscreverem nesta fase inicial. “Os que conseguirem atender todos os requisitos estabelecidos receberão um selo de reconhecimento”, conta Patrícia. Para atingir esta meta, o Departamento de Responsabilidade Socioambiental, Centro de Estudos Unimed Sorocaba (CEUS) e Departamento de Marketing estarão envolvidos plenamente e serão apoiados pelas Diretorias de Mercado e de Assuntos Médicos.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa