Início / Notícias

Notícia

30 de Novembro de 2017 | 11h23

Primeiro transplante duplo de rim e fígado da região é realizado no Hospital Dr. Miguel Soeiro

Na última terça-feira (21) foi realizado o primeiro transplante duplo de fígado e rim - também chamado de transplante combinado – da região. O procedimento, considerado de alta complexidade e risco, foi realizado pela equipe de transplantes do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

O receptor é um homem de 55 anos, morador de Iperó (SP) portador de cirrose hepática e insuficiência renal crônica. No momento (22/11, às 15h30) ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), acordado, respirando sem ajuda de aparelhos e seu estado de saúde é considerado bom. 

Ele aguardava na fila de espera há cerca de quatro meses e foi contemplado devido à sua grave condição clínica, pois, no caso específico do transplante de fígado, o estado de saúde do receptor é o que ordena a lista. A cirurgia para retirada dos órgãos do doador falecido ocorreu em uma cidade da região ainda na manhã de terça-feira (21), começou às 7 horas e só terminou às 11h30. 

Na sequência, os órgãos foram trazidos para Sorocaba por um veículo da Central de Transplantes do Governo do Estado. Já no HMS, o transplante de fígado iniciou às 13h30 e terminou às 19 horas e o de rim foi realizado entre 19h30 e 22 horas. Foram, no total, oito horas e meia de cirurgia.

Um marco histórico

Para o presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, com a realização deste primeiro transplante duplo de rim e fígado, a instituição deu mais um passo importante em sua história. “Além do aspecto técnico, por ser uma cirurgia de alta complexidade, que exige um elevadíssimo grau de capacitação técnica das equipes envolvidas, contribuímos para a saúde pública, uma vez que o procedimento foi realizado para um paciente coberto pelo Sistema Único de Saúde”.

O diretor de Assuntos Médicos, Fernando Carvalho e Silva, também considera o fato um marco. “As equipes médica, de enfermagem e demais profissionais envolvidos neste transplante, conseguiram realizar com sucesso um procedimento até então inédito em nossa região representando um marco relevante para Sorocaba e para o Hospital Dr. Miguel Soeiro”.

Seis cirurgiões atuaram em conjunto

De acordo com o coordenador médico de transplantes de fígado da Unimed Sorocaba, Renato Hidalgo, os procedimentos foram realizados por uma equipe multiprofissional formada por oito médicos - anestesista, nefrologista clínica e seis cirurgiões - um enfermeiro e duas instrumentadoras. Hidalgo ressalta que duplos transplantes não são comuns no país devido, sobretudo, à alta complexidade do procedimento. "Uma das principais dificuldades é controlar o risco de rejeição em dois órgãos que tem funções e tratamentos diferentes", detalha.

Ainda segundo o cirurgião, para realizar este tipo de transplante é preciso que duas equipes de especialistas fiquem de prontidão durante as 24 horas do dia. "É o que tem ocorrido no Hospital Dr. Miguel Soeiro nos últimos 20 meses. Estamos empenhados em consolidar a Unimed Sorocaba como referência em transplantes no estado”, disse.

Para a cooperada Milene Guilhem Gomes, médica nefrologista e uma das responsáveis pela equipe de transplante renal do HMS, o feito corrobora a competência técnica e humana da instituição ao realizar com sucesso os procedimentos. "Falando especificamente do transplante renal, ele vem para agregar como mais uma modalidade de transplante do HMS, graças à ótima infraestrutura do hospital que permite a realização de procedimentos de alta complexidade."

O cooperado Marcelo Viola Gabaldo, médico urologista que coordena a equipe de transplante renal ao lado de Milene, destaca que realizar este duplo transplante é colocar Sorocaba no mapa dos grandes procedimentos e ofertar um recurso médico avançado à população de Sorocaba e região. "O feito só confirma o que já se sabia, ou seja, que o Hospital Dr. Miguel Soeiro desponta como um centro de excelência em medicina regional", enfatiza.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: