Início / Notícias

Notícia

16 de Abril de 2009 | 00h00

Primeira aula do curso gratuito de capacitação profissional para deficientes aconteceu no dia 13

A primeira aula do curso “Preparação para o Trabalho em Área de Saúde” aconteceu no último dia 13 de abril.

Promovido por meio de uma parceria entre a Unimed Sorocaba e as unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Sorocaba e Itu, o programa tem o objetivo de capacitar ao mercado de trabalho 10 portadores de deficiências auditivas e 7 de físicas para o mercado de trabalho.

Antes da primeira aula começar, Talita Fernanda da Silva, docente do Senai encarregada de ministrar as aulas juntamente com a intérprete de Libras, Eliane Signorelli Carvalho, mostrava-se ansiosa. “Estou com muita expectativa e bastante feliz em participar deste momento”, revelou. Opinião semelhante foi manifestada pelo diretor do Senai de Sorocaba, Jocilei Oliveira: “todo nosso conhecimento estará à disposição de vocês (participantes) e esta parceria será muito produtiva”, afirmou.

Para o gerente regional do Trabalho da região de Sorocaba, Vitório José Cattai, presente à aula inaugural, a iniciativa da Unimed é exemplar. “Para nós, do Ministério do Trabalho, não é apenas o cumprimento da lei que interessa, mas a efetiva inserção dos portadores de deficiência no mercado de trabalho. “Vocês (alunos do curso) são úteis e necessários”, completou. Cattai aproveitou para dar um alerta aos participantes. “Muitas empresas estarão atentas a vocês e poderão assediá-los, mas não será justo ir trabalhar em outra empresa que não seja a Unimed, pois é ela que está custeando todo este treinamento”, disse.

Ao falar aos presentes, a gerente de Recursos Humanos da Unimed Sorocaba, Palmira Santini, explicou que a cooperativa possui um programa de inclusão e já emprega 17 colaboradores com deficiência física. “Nossa intenção é que vocês aproveitem o máximo possível e que a partir da conclusão desse curso estejamos juntos, trabalhando na mesma empresa”.

Outra autoridade presente na aula inaugural foi o professor Helvécio Siqueira de Oliveira, diretor do Senai de Itu e uma das maiores autoridades na área da inclusão dos portadores de deficiência física ao mercado de trabalho. “A Unimed e o Senai de Sorocaba são pioneiros no Brasil neste sentido”, disse, referindo-se ao fato de que a iniciativa primeiro irá capacitar para depois inseri os portadores de deficiência nas empresas. “Aproveitem ao máximo, pois este curso é de alto investimento e concorrido e vocês estão tendo a oportunidade de ingressar sem nenhuma prova e frequenta-lo de graça”, destacou.

O curso “Preparação para o Trabalho em Área de Saúde” será desenvolvido dentro de uma carga de 368 horas/aula, que serão ministradas as segundas, quartas e quintas-feiras, das 16h às 18h30 no Senai de Sorocaba, localizado na Praça Roberto Mange, 39, Santa Rosália. O conteúdo programático abordará temas como gestão da qualidade, informática, comportamento, segurança, medicina do trabalho, atendimento ao cliente, entre outros.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: