Início / Notícias

Notícia

15 de Março de 2012 | 00h00

Previna-se: rins em defesa da vida

Durante o dia 8 de março, cerca de 440 pessoas participaram da campanha “Previna-se: rins em defesa da vida”, realizada pela Unimed Sorocaba com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN).

O evento aconteceu no Shopping Sorocaba, das 11 às 21 horas. 

O evento, coordenado pelo médico nefrologista Ricardo Cadaval, teve como objetivo celebrar o Dia Mundial do Rim, além de conscientizar a população sobre a prevenção da doença renal crônica (DRC). “Este tipo de ação beneficia a população que, muitas vezes, está sem tempo de ir ao médico. Aqui, é possível descobrir que as principais causas da doença renal crônica são a hipertensão arterial e o diabetes”, declarou.

Quem passou pelo local recebeu informações de uma equipe multiprofissional sobre a importância da prevenção desta doença silenciosa de manifestação clínica somente em fases muito avançadas. Os participantes receberam panfletos informativos e passaram por exames como aferição da pressão arterial, avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal) e orientação nutricional sobre os alimentos que agravam a doença.

Além disso, as pessoas com sobrepeso ou que possuíam outros problemas relacionados aos rins passaram por orientação realizada pelo supervisor da Área de Saúde do Adulto da Prefeitura Municipal de Sorocaba, Vanderson Farley Brito Santos. “Após os exames realizados aqui, conseguimos direcioná-las para o posto de atendimento mais próximo da sua residência”, explicou.

Dados sobre diálise e transplante de rim

De acordo com dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, em 2011, pelo menos 91.314 pessoas foram submetidas à diálise no Brasil. Desse total, 57,3% eram homens; e 42,7%, mulheres.

Já o levantamento da Secretaria Estadual de Saúde afirma que o número de transplantes de rim aumentou em 20% no primeiro bimestre deste ano, em comparação aos dados de 2011. Foram realizadas 272 cirurgias nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, contra 226 no ano passado. Este aumento está relacionado ao número crescente de doadores. Só nos dois primeiros meses deste ano, foram 164 doadores – 22,3% a mais do que no mesmo período de 2011.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: