Início / Notícias

Notícia

25 de Julho de 2005 | 00h00

Prevenção é o maior aliado da saúde da mulher

Dados da Sociedade de Colposcopia e Patologia mostram que 3.300 mulheres morrem por ano no Brasil por causa do câncer no colo do útero. Isso ocorre porque descobrem o problema de saúde tardiamente. Portanto, é de extrema importância fazer o exame preventivo todos os anos.
Os fatores de risco para o câncer no colo uterino são o fumo, imunossupressão (imunidade baixa), múltiplos parceiros e doenças sexualmente transmissíveis.
O início precoce da atividade sexual, o não uso de preservativos, ter um parceiro sexual promíscuo e relacionamento com portador de câncer peniano também são fatores importantes para o aumento de risco de câncer de colo de útero nas mulheres.
O “Papanicolau” é fundamental para a saúde da mulher, pois permite fazer um diagnóstico precoce de lesões que podem levar ao desenvolvimento de doenças como o câncer de colo uterino. Por meio do tratamento adequado, pode-se obter a cura completa de alterações precursoras e até mesmo do próprio câncer de colo uterino se detectado em estágio inicial.
 “O exame das mamas também faz parte da prevenção do câncer nas mulheres. Elas devem realizar o auto-exame no período de quatro a seis dias após o término do fluxo menstrual, a partir dos 20 anos de idade. Quando a mulher vai ao ginecologista  para realizar o ‘Papanicolau’, o médico também realiza o exame clínico das mamas”, explica a ginecologista e obstetra, Dra. Vera Lucia Escobar Archilla.

Fonte: Departamento de Marketing - Unimed Sorocaba


Compartilhe: