12 de Dezembro de 2013 | 00h00
A Unimed Sorocaba promoveu, na noite de 10 de dezembro, um encontro entre pessoas que se submeteram à cirurgia bariátrica e três médicos da cooperativa:
o cirurgião do aparelho digestivo Celso Augusto de Moraes Simoneti; a endocrinologista Marina Lopes de Lima e o dermatologista Renato Valim Campos. O objetivo foi ampliar a troca de informações e experiências e esclarecer eventuais dúvidas dos pós-operados.
A atividade, denominada 1º Encontro de Grupo Pós-Cirúrgico Unimed Sorocaba, foi coordenada pelo Serviço de Medicina Preventiva. De acordo com seu coordenador médico, o urologista Douglas Harder, desde 2006, o órgão promove diversas ações de orientação e apoio multiprofissional aos pacientes obesos que têm indicação à cirurgia bariátrica. Após serem operados, eles continuam sendo acompanhados por esses grupos especiais.
O cirurgião Celso Simoneti explicou em detalhes os tipos de cirurgias bariátricas existentes, seus reflexos, seus aspectos positivos e negativos e as evoluções que sofreram ao longo dos anos. “Algumas existem desde 1964, enquanto a gastrectomia vertical é a mais recente”, contou. “As repercussões pós-operatórias dependerão do tipo do procedimento realizado, mas, depois que a pessoas passam pela cirurgia, há mudanças no comportamento, na anatomia e na imagem corporal estética”, destacou.
A endocrinologista Marina Lopes iniciou sua explanação falando sobre obesidade e observando que o ato de emagrecer não é uma máquina de fabricar sonhos. “O paciente precisa ter muita força de vontade, contar com o apoio da família, unir-se à equipe multiprofissional de apoio e, principalmente, mudar seus hábitos alimentares e seu estilo de vida”, disse.
Marina abordou diversos aspectos ligados à pós-cirurgia bariátrica: a intolerância que costuma surgir em relação a determinados alimentos, como carne, arroz e doces; os vômitos; a queda de cabelo; a suplementação alimentar; entre outros.
O último a falar foi o dermatologista Renato Valim Campos. “Os obesos apresentam algumas alterações de pele características, mas que são resolvidas após a cirurgia bariátrica.” Ele também explicou sobre a flacidez que surge após a operação e a ocorrência de doenças correlacionadas a esse fator, como as micoses, por exemplo.
O encontro foi encerrado com uma sessão de perguntas e respostas entre os participantes e os palestrantes.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa