Início / Notícias

Notícia

21 de Maio de 2014 | 00h00

População aprendeu como higienizar as mãos corretamente.

No dia 7 de maio, a Unimed Sorocaba orientou pessoas de todas as idades que passaram pelo Plaza Shopping Itavuvu, como lavar as mãos corretamente. Parece uma tarefa fácil, não é verdade? Mas todo mundo que passou pelo local ficou surpreso com o resultado.

Quem passou pelo espaço reservado para a atividade pôde fazer um exercício prático: higienizar as mãos com álcool gel, o qual continha uma substância “surpresa”. Ao colocar as mãos dentro de uma caixa com uma luz negra, todos os pontos que não foram limpos corretamente ficavam fluorescentes. “Todos os lugares que estão brilhando não foram higienizados de forma adequada”, alertava a enfermeira Marceli Fernanda Rubio Rodrigues. Após a surpresa de todos os participantes, a equipe demonstrava os movimentos necessários para fazer a limpeza das mãos. “Esse simples ato pode ajudar a evitar diversas doenças, como as respiratórias e outras que são bem comuns nesta época do ano”, alerta. 

“São cinco movimentos essenciais para se higienizar as mãos, além disso, devemos repeti-los cinco vezes”, conta a enfermeira. O primeiro passo é lavar as palmas das mãos; após o dorso, não se esquecendo de limpar entre os dedos; depois esfregar as pontas dos dedos; a seguir os polegares e finalizamos lavando o pulso. A retirada do sabão deve ser feita da área mais limpa para a área mais suja, ou seja, deixando a água escorrer das pontas dos dedos para o pulso. É importante lembrar-se sempre de lavar as mãos antes e depois das refeições; antes e após ir ao banheiro; ao chegar da rua; depois do contato com objetos como o dinheiro e depois de espirrar ou tossir.

Os pais levaram seus filhos para aprender mais essa lição. Segundo Marcelo Abrantis, pai de Matheus Abrantis, de três anos, a ação é importante para a conscientização de todos da família. “Falamos bastante em casa, com ele, para que lave bem as mãos. Mas com a orientação de uma profissional, ele acaba se conscientizando melhor”, afirmou. 

Já o João Gabriel, nove anos, afirmou que faz a higienização com frequência, mas na hora do teste, pontos fluorescentes apareceram nas suas mãos. “Minha mão ficou brilhando um pouco”, admitiu. “Mas agora aprendi a lição e vou ensinar todos de casa”.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: