17 de Dezembro de 2007 | 00h00
No dia 14 de dezembro, 33 participantes do Programa Caminhando, mantido pelo Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba, se reuniram no Parque Municipal Quinzinho de Barros para celebrar o final de um ano de conquistas, sobretudo em relação à saúde
SERVIÇO DE MEDICINA PREVENTIVA DA UNIMED SOROCABA
Durante toda a manhã, o grupo participou das habituais sessões de alongamento e caminhada, de um divertido piquenique e com as brincadeiras típicas da revelação do amigo secreto.
Logo no início do encontro, a enfermeira responsável pelo Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba, Francine Cibele Vieira dos Santos Esteves, explicou aos presentes a importância da participação no programa. “São vocês que dão vida ao programa e que nos estimulam a prosseguir”.
No grupo estava Carlos Preccaro, 55 anos, gerente hoteleiro. Ele ingressou no programa há cerca de dois meses, por indicação de seu médico. “O programa foi uma idéia brilhante da Unimed, principalmente para aqueles que não têm condições de arcar com os custos que um acompanhamento como este requer”, disse. “A Unimed (com este programa) tem me ajudado muito e sempre sou muito bem atendido” completou.
Sobre o Programa Caminhando - Desde que começou a funcionar, em novembro de 2006, o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba tem se destacado como um dos principais agentes de estímulo à melhoria da qualidade de vida dos usuários. Atualmente, suas ações visam, principalmente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
No caso do Serviço da Unimed, as atividades são planejadas para apoiar o tratamento prescrito pelos médicos a seus pacientes. Em diversas situações, como nas mudanças de hábitos alimentares, por exemplo, é importante que o paciente sinta-se acompanhado e estimulado mesmo depois que deixa o consultório. As pessoas que estão acostumadas com um tipo de vida sedentária relutam muito quando são orientadas a mudar seus hábitos. Os motivos apresentados são os mais variados e vão desde o simples não gostar, não ter tempo, ter dificuldades de locomoção por dores ou cansaço até a falta de companhia.
Por isso, recentemente, o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba implantou o programa Caminhando. Voltado a pacientes diabéticos, obesos, hipertensos ou que por orientação de seus médicos assistentes precisam de atividade física regular, a iniciativa tem atraído um número cada vez maior de participantes.
Atualmente, o grupo do Programa Caminhando se reúne às segundas, quartas e sextas-feiras, às 7h30, na cabeceira da pista de caminhada do Parque Carlos Alberto de Souza e lá permanecem por cerca de duas horas e meia. Neste período, os integrantes têm sua pressão arterial e freqüência cardíaca aferidas por profissionais da Unimed, participam de sessões de alongamento e caminhadas pelo parque.
A prática coletiva da atividade física tem se mostrado positiva. O número de desistências no programa é praticamente nulo. Em contrapartida, muitos dos participantes chegam a levar amigos e familiares para as atividades.
Mais informações à Imprensa:
Unimed – Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa