13 de Dezembro de 2004 | 00h00
Parceria com a FATEC Permite ao Hospital Unimed de Sorocaba Melhorar as Análises de sua ETE
A cooperação entre as instituições foi iniciada em janeiro de 2004.
Por meio da parceria estabelecida com o Centro de Estudos da Saúde da Fatec – unidade de Sorocaba -, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) “Dr. Miguel Villa Nova Soeiro” pôde aperfeiçoar a análise dos microorganismos existentes no reator biológico (onde se processa a degradacão da matéria orgânica coletada) e no decantador (sistema que permite a separação dos resíduos sólidos da água já clarificada) de sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).
A cooperação entre as instituições foi iniciada em janeiro de 2004. Até então, as análises desse tipo eram feitas pelo Setor de Parasitologia do HUS. “Porém, nossos técnicos estão habituados a trabalhar com microorganismos encontrados em seres humanos, o que dificultava a tarefa de identificar e avaliar o material extraído da nossa ETE”, explica Patrícia Silva, tecnóloga em Saúde e coordenadora da ETE do hospital. As coletas são realizadas duas vezes por semana, analisadas nos laboratórios da Fatec e o resultado emitido semanalmente.
De acordo com Patrícia, o laboratório de microbiologia do Hospital continua realizando semanalmente, as análises de coliforme fecal e total do efluente descartado no córrego e da água reutilizada. “A equipe da FATEC, trabalha com as análises de reator e decantador para entendermos melhor o que está se passando com o sistema de degradação microbiológica e, se necessário, intervirmos no processo”, finaliza.
Mais informações à Imprensa:
Unimed – Departamento de Marketing – Dr. Willy ou Simone – (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3222-3040 – szscom@uol.com.br