1 de Março de 2010 | 00h00
O Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba promoveu no dia 25 de fevereiro a palestra “Pré-concepção, pré-natal e esterilidade”, ministrada pelo obstetra Alfredo Bauer. Participaram da atividade estudantes de medicina e leigos.
Durante a palestra, o doutor Alfredo Bauer abordou diversos assuntos envolvendo a pré-concepção, dificuldade para engravidar e principais queixas das gestantes e como solucioná-las. Um dos pontos foi que é só após doze meses tentando engravidar e não conseguindo que a medicina considera a possibilidade de haver alguma anormalidade que impeça a fertilização do óvulo. Outro item foi em relação às complicações que podem acarretar num aborto. “Isso pode ocorrer até o terceiro mês de gestação, num porcentual que varia entre 10% e 20%”.
“O planejamento e preparo para uma gravidez trazem um grande benefício físico e psicológico para a gestante e melhores resultados fetais”, diz o doutor Bauer. Durante o pré-natal, o seguimento e informações a gestante podem melhorar o preparo ao parto e ao cuidado do recém-nascido. “A orientação sobre infertilidade e pré-concepção diminuem a ansiedade do casal na espera pela futura gestação”, conclui.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa