Início / Notícias

Notícia

21 de Julho de 2008 | 00h00

Palestra sobre depressão lota auditório da Medicina Preventiva

Cento e três pessoas inscreveram-se para a palestra “Depressão; transtornos do humor”, promovida pelo Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba no último dia 17 de junho.

A procura foi tanta que algumas pessoas que não tinham feito a inscrição antecipadamente precisaram aguardar alguns minutos para poder entrar no evento. A depressão é a quarta maior causa de incapacitação e custo no mundo.

Proferida pelo médico psiquiatra Henrique Antonio Imthurni, a palestra durou cerca de uma hora e meia e abordou diversos aspectos da patologia. “Neste século, o assunto (depressão) deverá ganhar ainda mais relevância”, disse o dr. Henrique, logo na abertura da atividade.

Segundo o psiquiatra, a depressão é uma doença que atinge entre 9% e 20% da população e é duas vezes mais comum entre as mulheres. “Quase 50% da população teve ou terá um episódio de depressão ao longo de sua vida”.

Nos últimos 50 anos, o número de casos aumentou 10 vezes e também está atingindo crianças e jovens. O risco de suicídio nos quadros de depressão grave gira entre 10 e 15%. “As mulheres tentam mais o suicídio que os homens, mas entre eles a probabilidade de consumar o ato é maior”, explicou o dr. Henrique.

O tratamento da depressão deve envolver medicamentos, psicoterapia, terapia ocupacional, atividades sociais, esportivas e de lazer. “Internação, somente nos casos mais graves”, explicou o psiquiatra Henrique Imthurni.

Mais informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Sérgio Said – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: