Início / Notícias

Notícia

11 de Março de 2008 | 00h00

Palestra sobre alterações de memória na terceira idade lota auditório do Serviço de Medicina Preventiva

Aproximadamente 70 pessoas compareceram à palestra “Alterações de Memória na Terceira Idade”, proferida pela terapeuta ocupacional, Janaína Harder, no último dia 6 de março, no auditório do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba.

A especialista iniciou sua apresentação explicando que a memória funciona dentro de um grande sistema denominado cognição, composto por várias funções. “Cada uma dessas funções é como uma gaveta num grande arquivo”, exemplificou.

De acordo com Janaína, alguns fatores interferem na cognição. “A escolaridade, o nível cultural, os exercícios físicos, a alimentação, o sono, as condições afetivas, o uso de determinados medicamentos, por exemplo, exercem influência direta”, explicou. Porém, a atenção é o principal fator para se ter uma boa memória. “É ela (a atenção) a porta de entrada do cérebro”, comparou. 

A atenção, segundo a terapeuta, funciona como um funil, por meio do qual as informações captadas pelos sentidos são enviadas à memória. Para melhorá-la, é importante que o idoso tenha tarefas mais claras e objetivas, diminua o estresse e não tenha muitos estímulos simultâneos que possam desviar seu foco principal. 

Mais informações à Imprensa:
Unimed – Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: