2 de Agosto de 2010 | 00h00
No último dia 29 de julho, o cirurgião plástico Rodolfo Pinto Machado de Araujo Filho proferiu a palestra “Quando procurar o cirurgião plástico?”.
O evento foi realizado no auditório do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba. De acordo com o palestrante, atualmente são realizadas cerca de 1,7 mil cirurgias plásticas todos os dias no Brasil. “A maior parte em mulheres que desejam melhorar o contorno corporal”, revelou.
Segundo dados oficiais, 69% das cirurgias plásticas feitas anualmente tem caráter estético. As mais procuradas são as mastoplastias de aumento (aumento das mamas), lipoaspirações, mastoplastias redutoras (diminuição do volume mamário), abdominoplastia (redução da gordura e pele do adbômen), blefaroplastia (retirada do excesso de pele e gordura na região dos olhos), ritidoplastia (rejuvescimento facial) e rinoplastia plástica no nariz).
Mesmo assim, o palestrante explicou que as técnicas da cirurgia plástica também são empregadas no tratamento de queimados, vítimas de traumas, reparação das lesões causadas por tumores, em reconstruções, em más formações craniomaxilofaciais, microcirurgias, entre outras. “São as cirurgias plásticas reparadoras”, explicou.
Na parte final de sua apresentação, o doutor Rodolfo Filho explicou quais são as cirurgias plásticas que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estabelece como possíveis de ser cobertas pelos planos de saúde, o tempo de estudos que um médico deve cumprir para poder prestar o exame que confere o título de especialista nessa área (seis anos de faculdade, dois de residência em cirurgia geral e outros três em cirurgia plástica). “A Unimed Sorocaba tem em seu quadro 21 cirurgiões plásticos, todos com titulação de especialista, cujos nomes podem ser conhecidos por meio do site ou do guia médico da cooperativa”, destacou.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa