29 de Outubro de 2010 | 00h00
Universitários, professores, pais e alunos ligados à Escola Estadual Professor José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela Unimed Sorocaba há seis anos, participaram de uma palestra sobre os riscos do tabagismo.
A palestra foi proferida neste último sábado, 23/10, pelo pneumologista e cooperado, doutor Carlos Renato Imamura.
O evento aconteceu no pátio da escola e reuniu cerca de 30 pessoas e fez parte do Programa Escola da Família. O palestrante utilizou-se de abordagens inusitadas e vídeos para prender a atenção do público e conseguir atingir seu objetivo: alertar sobre os malefícios sociais, econômicos e, claro, à saúde, que o fumo causa.
“Muitos se perguntam por que alguns médicos fumam”, disparou logo no início. “È porque vários começaram a fumar antes de se formarem, alguns entre os 12 e 18 anos de idade, e não conseguiram abandonar o fumo mesmo depois de aprenderem a série de problemas que isso acarreta”, contou o doutor Carlos Renato.
Fazendo algumas contas rápidas, o palestrante provou que quem fuma um maço por dia acaba gastando entre 6.300 e 18.000 reais por ano. “É, praticamente, o valor de um carro”, disse. Mas não é só ao bolso que o cigarro traz prejuízos. Mesmo quem não fuma, mas convive com fumantes, acaba sendo prejudicado. O fumante passivo pode vir a desenvolver bronquites, alergias, infecções respiratórias e outras doenças, alertou o médico.
Segundo o doutor Carlos Renato, não fumar é uma filosofia de vida. “Quem parar de fumar antes dos 50 anos de idade e assim permanecer por 16 anos, terá uma redução de 50% no risco de morte por doenças relacionadas ao tabagismo”, explicou. “Por esse motivo, nosso futuro é consequência de nossas decisões”.
A palestra também fez parte das comemorações do Dia Mundial do Pulmão celebrado neste dia 27 de outubro, que teve ainda como parte de sua programação, um evento aberto ao público no Extra Campolim das 10 às 18 horas e palestra no . Essa atividade foi promovida pelos setores de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba e Fisioterapia do Hospital Unimed Sorocaba.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa