27 de Agosto de 2008 | 00h00
Como prevenir e identificar os principais fatores de risco de acidentes domésticos envolvendo pessoas com mais de 60 anos de idade.
Este foi o foco da palestra ministrada pelo médico Rinaldo Krüguer Pissini, na noite de 21 de agosto, na sede do Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba. Cerca de 35 pessoas participaram do evento.
Durante sua apresentação, o dr. Pissini apontou o excesso de mobílias que dificultam a passagem, fios soltos pelo chão, soleiras de portas acima do nível do piso, sapatos mal amarrados ou folgados demais, pisos escorregadios e tapetes sem aderência como alguns dos principais causadores de acidentes domésticos.
Estatísticas do Sistema Único de Saúde revelam que 75% das lesões em pessoas da terceira idade acontecem dentro de casa e destes, 34% provocam algum tipo de fratura. “O levantamento revela, ainda, que 46% dessas fraturas ocorreram em acidentes no trajeto entre o quarto de dormir e o banheiro”, destacou o dr. Pissini.
O motivo pelo qual a maioria das fraturas ocorre nesse trajeto se dá porque muitas pessoas relutam em usar seus óculos ou bengalas à noite ou por não acenderem a luz ao se levantarem. “As pessoas precisam saber que se usam óculos ou bengalas durante o dia precisam usar à noite e que mesmo conhecendo os caminhos da casa é fundamental que o ambiente esteja claro”, reforçou.
A recuperação dos idosos após um acidente é mais difícil e demorada. “Durante a convalescença ele fica sujeito a desenvolver doenças pulmonares, renais, escaras ou problemas nas articulações”, alertou o dr. Pissini.
Além de evitar deixar objetos pelo chão, móveis no meio do caminho, tapetes soltos e outras “armadilhas”, o médico deu outras dicas para que as pessoas possam prevenir acidentes domésticos. “Melhorar a força pela prática regular de atividades físicas, alimentar-se bem, consultar regularmente seu médico, fazer exames periódicos como o densitometria óssea, não ingerir álcool em excesso são atitudes que reduzem os riscos de acidentes”, disse o médico.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa