12 de Fevereiro de 2007 | 00h00
O Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) recebeu oficialmente no último dia 30 de janeiro o Certificado de Hospital Acreditado Pleno (também conhecido como Nível 2) concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em 8 de dezembro do ano passado, a Fundação Carlos Alberto Vanzolini, órgão ligado à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), depois de realizar uma ampla auditoria no hospital, havia recomendado à ONA esta outorga. Em todo o País, apenas 37 instituições têm este certificado. "A certificação representa o reconhecimento da qualidade dos serviços e dos processos que oferecemos aos nossos usuários", define o presidente da Unimed de Sorocaba, dr. Rodolfo Pinto Machado de Araujo.
Clique na imagem para ampliar
Foi a primeira vez que a Fundação Vanzolini, tida como uma das mais respeitadas entidades acreditadoras do Brasil, recomendou uma instituição de saúde da região de Sorocaba à ONA, cuja certificação não é focada apenas nos processos, mas também na sua excelência. Para consegui-la, a instituição deve ter homogeneidade, integração harmônica entre todas as áreas (médica, tecnológica, administrativa, financeira e assistencial) e trabalhar continuamente para mantê-las.
O sistema brasileiro de acreditação é dividido em três níveis: 1, 2 e 3. O primeiro identifica que a instituição tem requisitos básicos de qualidade assistencial e segurança para o paciente; o segundo (recomendado ao HUS) caracteriza a adoção do planejamento na organização e o último demonstra que a instituição está dentro dos padrões de excelência, utilizando indicadores para avaliação de resultados para a melhoria dos processos. Para conseguir o nível desejado, é necessário que todas as áreas da instituição tenham atingido o mesmo estágio.
A próxima meta do Hospital Unimed de Sorocaba é obter o Nível 3 (Acreditadas com Excelência). Das 6.950 instituições hospitalares brasileiras, somente 13 são acreditadas neste patamar. No Estado de São Paulo, são apenas cinco (Hospital Santa Catarina, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Geral de Pirajussara, Hospital Estadual de Diadema e Hospital Estadual de Sumaré).
Mais informações à Imprensa:
Unimed - Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa - Sérgio ou Andréa - (15) 3202-8639 (15) 9133-8035 - szscom@uol.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa