4 de Dezembro de 2019 | 08h44
Auditores
da Fundação Carlos Alberto Vanzolini, órgão ligado à Escola Politécnica da Universidade
de São Paulo (USP), anunciaram na tarde de 6 de novembro que recomendarão à
Organização Nacional de Acreditação (ONA) que o Hospital Dr. Miguel Soeiro
(HMS), pertencente à Unimed Sorocaba, mantenha o certificado Hospital
Acreditado Nível 3 – Acreditação com Excelência, o mais alto grau da
certificação.
A
primeira vez que a Unimed Sorocaba teve a qualidade do seu hospital reconhecida
oficialmente pela ONA foi em janeiro de 2007, quando recebeu o certificado
Hospital Acreditado Pleno – Nível 2. Na época, apenas 37 instituições
hospitalares brasileiras tinham esse diferencial. Nos quatro anos seguintes, o
HMS manteve esse patamar de certificação, até que, em 2011, conseguiu alcançar o Nível 3, condição mantida
ininterruptamente até hoje.
Por três dias, os auditores Wolff Rothstein Costa (médico), Ana Carolina Silveira (engenheira) e Patrícia Fernanda Jotesso Flores (enfermeira), liderados por Vânia Cristina Machado Dias (enfermeira) acompanharam e avaliaram os processos e operações de todos os setores do HMS. Ao anunciarem a favorabilidade pela manutenção, fizeram alguns comentários. Destacaram, por exemplo, o fortalecimento das ações de humanização, o comprometimento e o envolvimento dos cooperados, gestores e colaboradores na execução dos trabalhos assistenciais (leia outros comentários mais adiante).
A equipe da Fundação Vanzolini ressaltou os pontos positivos observados, incluindo o comunicado enviado aos pacientes sobre atrasos em consultas, exames e procedimentos; a remuneração por performance; a publicação de um capítulo do livro “Manual de Boas Práticas em Nutrição Enteral e Lactário” pela equipe de nutricionistas da instituição; as ações de sustentabilidade ambiental realizadas pela equipe da hemodiálise; a atualização do parque tecnológico; o app para escala do corpo clínico e sistema de remuneração por performance já implementados em alguns setores; o vídeo institucional de divulgação das ações que devem ser adotadas em situações de pânico; o prêmio recebido pelo programa Parto Adequado; o programa Jeito de Cuidar; o protocolo de colostroterapia; o Tele Mama, entre outros.
Acompanharam
a leitura do relatório final o presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron
Morad, o diretor clínico do HMS, Gustavo Neves e os diretores técnico e
administrativo do HMS, Mário Sérgio Moreno e Edson Cumpian Paulossi Júnior,
respectivamente. Estes cumprimentaram a equipe por mais esta conquista, apontando
a maturidade, a qualidade profissional e o comprometimento de todos. Moron
destinou um cumprimento especial à gerente da Qualidade, Andréa Mena, pelo
esforço e dedicação em mais esta tarefa.
O
vice-presidente da Cooperativa, Paulo Hungaro Neto, também esteve presente.
Disse sentir-se orgulhoso por acompanhar o momento em que a Fundação Vanzolini
anunciou que recomendaria a manutenção da certificação à ONA. “Isto, novamente,
demonstra os valores desta instituição, calcados na inovação, tecnologia,
humanização, cooperação e ética, formando o que temos por obrigação por fazer:
cuidar das pessoas”, pontuou.
Hungaro
entende que o desafio não é apenas manter o caminho da qualidade, mas também fazer
com que ela transcenda os muros do próprio hospital para todo o provimento da
Operadora. Além disso, acredita que a qualidade e a segurança do paciente são
ações prioritárias, porém, não podem prejudicar o foco da administração e
gerenciamento dos custos. “Só assim podemos precificar adequadamente e manter o
nosso negócio dentro do mercado sustentável”, observou.
E esse
caminho, ainda de acordo com Paulo Hungaro, deve ser trilhado por meio do
planejamento estratégico, com o envolvimento de todos os colaboradores e
cooperados, “que é por onde brotarão as soluções dos nossos problemas, as correções
das eventuais não-conformidades, e as ideias e planos de ações para as
oportunidades de melhoria”, finalizou.
Algumas
frases dos auditores
- “Vocês
são uma referência e, na prática, deu para sentir isso.”
- “Dos
poucos apontamentos do ano anterior, verificamos que houve provimento e vontade
de propor alguma coisa para resolver ou melhorar. Isso é muito legal. É o que a
metodologia propõe: a melhoria contínua.”
- “Esta é
a primeira vez que eu venho aqui. Vocês são colaboradores sortudos, pois
trabalham em um lugar com recursos, metodologia e uma gama de tecnologia a
favor do trabalho. Mas tem coisas que a tecnologia não substitui. Eu acho que
vocês sabem muito bem o que é, porque pude verificar isso no olhar de cada um:
o amor, o carinho, a atenção e a preocupação com o paciente. Em vários
momentos, nas falas de vocês, me emocionei. Percebia que vocês fazem além do
necessário, além do que o paciente precisa, colocando-se no lugar deles e das
suas famílias.”
- “É a
quarta vez que estou aqui. Não esperava tanta inovação. Para a gente, é sempre
uma aprendizagem. Essa inquietação que vemos em vocês nos motiva. Vocês nunca
estão satisfeitos. É isso que os leva adiante.”
- “Um ponto forte que observamos foi a humanização – não como uma obrigação, mas como algo que está no coração de vocês. Isso é diferente de uma condição imposta.”