Início / Notícias

Notícia

26 de Janeiro de 2012 | 00h00

Obras de ampliação do Hospital Unimed seguem dentro do cronograma

Apesar das chuvas, as obras da quinta ampliação do Hospital Unimed Sorocaba (HUS) seguem dentro do cronograma estabelecido inicialmente.

A conclusão deverá ocorrer até o final deste ano e deverá consumir recursos próprios da ordem de, aproximadamente, R$ 31 milhões. 

Até o momento, foram realizadas as fundações do Bloco H – que abrigará os prédios da Internação e Laboratório –, as fundações de contenção do atual prédio da Internação, o remanejamento das redes pluviais, os pilares do Porão Técnico e a concretagem da laje do Subsolo. Encontra-se em fase de execução as fundações na torre dos elevadores e escadas, assim como as fôrmas dos pilares do futuro átrio. 

Uma vez concluída esta quinta ampliação, o HUS passará a ter 19.608 metros quadrados de área construída. As novidades serão o subsolo, onde ficarão instalados a área operacional de patologia clínica e o laboratório de anatomia patológica, incluindo imunohistoquímica, biologia molecular e banco de tumores; um novo bloco que abrigará em seu pavimento térreo 22 apartamentos, com um leito cada, e, no primeiro e segundo andares, 21 quartos de enfermaria cada, totalizando 84 leitos; o átrio de 418 metros quadrados, que será anexado à atual recepção principal. O número de quartos do hospital passará de 48 para 112. 

Centro Médico-Administrativo

Já o novo Centro Médico-Administrativo, localizado em uma área de 11.356 m², no Jardim Emília (ao lado do Lar Bethel), encontra-se em fase  final de revisão dos projetos de arquitetura, estrutural, reforços e complementares. Além disso, o escritório de arquitetura contratado pela Unimed Sorocaba está revisando os projetos legais conforme exigência dos órgãos públicos. Uma vez aprovados, as obras devem se iniciar imediatamente.

A instalação abrigará todas as unidades administrativas e alguns serviços específicos que hoje se encontram espalhados em diversos locais, muitos dos quais alugados de terceiros. A primeira fase do empreendimento aproveitará as fundações e as estruturas de concreto armado de oito pavimentos existentes no local, que foram tecnicamente avalizados pela empresa Falcão Bauer. O prédio terá, aproximadamente, 8 mil metros quadrados e custará cerca de R$ 15 milhões, originários de recursos próprios da cooperativa. As obras estão estimadas para serem concluídas em 12 meses após seu início. 

Unidade Zona Norte

Recentemente, a Unimed Sorocaba adquiriu um terreno de 1.330 metros quadrados na Av. General Osório para construção de um posto de coleta e exames. Segundo pesquisa interna, aproximadamente 50% dos exames de laboratório, radiologia e ultrassonografia atualmente processados são de moradores dessa região. 

No momento, a área está sendo sinalizada e o levantamento planialtimétrico já começou a ser feito, assim como a contratação de um escritório de arquitetura para desenvolvimento dos projetos e execução da sondagem de solo com uma empresa especializada para os projetos de fundações.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: