Início / Notícias

Notícia

15 de Julho de 2013 | 00h00

O Hospital Unimed Sorocaba aderiu ao Projeto Hospitais Saudáveis

Entre 360 unidades brasileiras, a cooperativa médica sorocabana foi uma das cinco escolhidas para ser visitadaNo último dia 19 de abril foi oficializada a adesão do Hospital Unimed Sorocaba ao Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

“Aderir ao projeto significa declarar publicamente, às partes interessadas, que o hospital está comprometido com uma agenda global dedicada às questões ambientais mais relevantes para os serviços de saúde”, destaca a gerente de Planejamento e Socioambiental da Unimed Sorocaba, Patrícia Bezerra da Silva. “Faz parte da política dessa área o compromisso de fomentar a comunicação de conceitos e práticas socioambientais e valorizar as iniciativas voluntárias, visando à educação e ao envolvimento das pessoas”, completa.

O PHS é uma associação sem fins lucrativos que se dedica à transformação do setor da saúde em um exemplo para toda a sociedade nas esferas de proteção ao meio ambiente e de saúde do trabalhador, do paciente e da população em geral. Seu foco é o desenvolvimento e apoio à rede de cooperação, partindo do comprometimento das instituições e dos profissionais da saúde.

No Brasil, o PHS representa a Health Care Without Harm (HCWH), mais conhecida como Saúde Sem Dano, que tem uma agenda global pontuada por dez objetivos:

1 - Liderança: priorizar a saúde ambiental;

2 - Substâncias Químicas: substituir substâncias perigosas por alternativas mais seguras;

3 - Resíduos: reduzir, tratar e dispor de forma segura os resíduos de serviços de saúde;

4 - Energia: implementar eficiência energética e geração de energia limpa renovável;

5 - Água: reduzir o consumo e fornecer água potável;

6 - Transporte: melhorar as estratégias de transporte para pacientes e funcionários;

7 - Alimentos: comprar e oferecer alimentos saudáveis e cultivados de forma sustentável;

8 - Produtos Farmacêuticos: zelar pela prescrição apropriada, administração segura e destinação correta;

9 - Edifícios: apoiar projetos e construções de hospitais verdes e saudáveis;

10 - Compras: comprar produtos e materiais mais seguros e sustentáveis.

Cada um desses objetivos contém uma série de ações que pode ser implementada por hospitais e outros agentes do sistema de saúde. Para participar, a instituição deve atender a pelo menos dois objetivos. “O Hospital Unimed Sorocaba, por já desenvolver ações na área ambiental, preenchia todos os requisitos necessários à adesão”, conta Patrícia.

Por sua vez, os objetivos do PHS são produzir pesquisas e informações; influenciar políticas públicas sobre riscos para os pacientes, trabalhadores e o meio ambiente na assistência à saúde; divulgar dados para toda a sociedade; desenvolver programas de capacitação para profissionais de saúde; articular e sensibilizar instituições públicas e privadas visando ao seu envolvimento e colaboração com os objetivos do PHS; avaliar os resultados de ações de prevenção de doenças, acidentes e danos ambientais; avaliar, estimular, desenvolver e divulgar tecnologias alternativas que eliminam ou reduzam riscos ambientais na assistência à saúde e à comunidade e promover a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.

A adesão ao PHS não gera ônus às instituições participantes da rede. A única exigência é o engajamento e o compromisso de avançar na consolidação dos objetivos da agenda, que devem ser escolhidos e trabalhados no período de um ano. As conquistas e dificuldades são sempre relatadas à coordenação da rede. Por isso, a instituição criou uma comunidade virtual denominada “Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis”, cuja proposta é permitir aos hospitais cadastrados registrar seus avanços por meio de resultados mensuráveis e compartilhar as melhores práticas.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: