Início / Notícias

Notícia

31 de Maio de 2019 | 12h34

Numa UTI Neonatal, um mês equivale a uma vida e a uma vitória de todos!

Há dois anos, aproximadamente, algumas enfermeiras da UTI Neonatal do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), pertencente à Unimed Sorocaba, tiveram uma ideia: porque não comemorar os ciclos mensais da internação dos pequenos pacientes? Afinal, muitos permanecem ali por meses, literalmente, no limiar da vida. Foi assim que surgiu o Mesversário, denominação que elas mesmas criaram para “batizar” esses momentos de celebração à vida e contribuir para o fortalecimento emocional dos pais que acompanham o difícil processo de internação dos seus filhos recém-nascidos. 

Segundo Deborah Haro, coordenadora da enfermagem da UTI Neonatal do HMS, a festa do Mesversário é realizada todos os meses, pensando muito mais nos pais, que precisam sentirem-se verdadeiramente acolhidos. “Têm crianças que ficam aqui, conosco, por cinco, seis meses, ou até mais. Imaginem o desgaste físico e emocional de uma mãe ou um pai, que permanece todo esse período ao lado do seu filho, convivendo num ambiente altamente estressante e tenso, como é o de qualquer UTI; presenciando cenas difíceis e doloridas. O mínimo que devemos fazer é proporcionarmos carinho, atenção, conforto e positividade, por isso criamos o Mesversário”, explica. 

No começo, lá por volta de 2017, as enfermeiras chegavam e cantavam parabéns às crianças e seus acompanhantes e assim nasceu o Mesversário. Como a estreia fez sucesso, repetiram o gesto nos meses seguintes. Ao mesmo tempo, a atividade foi ganhando mais voluntários – como os médicos e as equipes multiprofissionais, formada por fisioterapeutas, psicólogas e fonoaudiólogas. A festa também se tornou maior, não em tempo (costuma durar cerca de dez minutos). Atualmente, ela tem bolo e velinhas (artificiais), balões, música e até temática. “Recentemente, o tema foi o Mulher Maravilha”, conta Deborah. “Caracterizamos as crianças e isso tem encantado os pais, pois aumenta a certeza de que seus filhos podem e terão muitos bons momentos”, completa. 

Hoje, a preparação para um Mesversário costuma levar uma semana e continua sendo realizado com muito empenho pelos voluntários. “É indescritível a emoção que sentimos ao recebermos o carinho e agradecimento dos pais e, não raras vezes e tempos depois da alta hospitalar, vermos as publicações que fazem em suas redes sociais dizendo que ‘sentem saudades daqueles momentos. Fazer um pai ou uma mãe sentir saudades de momentos que aconteceram durante uma internação numa UTI Neonatal, tem um significado enorme, que faz tudo valer a pena”, finaliza Deborah. 




Compartilhe: