2 de Fevereiro de 2009 | 00h00
A primeira edição do curso “Mamãe, Papai e Bebê”, promovido pela Unimed Sorocaba, foi realizada nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, num total de nove horas/aula.
Vinte e cinco casais participaram das atividades que envolveram aulas práticas e teóricas, palestras e sessões de tira-dúvidas dos presentes diretamente com os docentes. O programa é mais indicado a partir do 2º trimestre da gestação. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo cliente no site www.unimedsorocaba.com.br/mater ou pelo telefone 3224-4397.
“Mamãe, Papai e Bebê” é fruto da junção dos conteúdos programáticos de dois cursos que já eram desenvolvidos pelo Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba até o ano passado. Neste novo programa são abordadas a evolução da gestação, o momento do parto, os primeiros cuidados que devem ser dispensados ao recém-nascido e, principalmente, a amamentação. “A amamentação é um processo natural e muito importante, logo quanto mais informações passarmos para as gestantes, mais benefícios serão proporcionados para elas, os pais e seus bebês”, explica a enfermeira Francine Cibele Esteves, responsável pelo Serviço.
Outra mudança importante foi que o novo formato do curso estimula a participação conjunta do casal durante as aulas. “É fundamental que os futuros pais sintam-se seguros tanto para o momento do parto quanto para as etapas seguintes”, pondera Francine. Esta particularidade do curso foi notada em vários momentos, sobretudo quando a enfermeira Maria Cristina Akiba, do Hospital Unimed de Sorocaba, mostrou como se deve segurar o recém-nascido para executar as rotinas de higienização, cuidados diários e amamentação.
Participaram como docentes desta primeira edição de “Curso de Gestantes: Mamãe, Papai e Bebê” as enfermeiras Francine Cibele Esteves, Maria Cristina Akiba e Ana Maria Lima Silva, os pediatras Edson Oshiro e Glauce Tavares, a nutricionista Vivian Rodrigues, a psicóloga Ana Cristina de Faria, a odontopediatra Nívea Maria de Oliveira, a fisioterapeuta Paula Akemi Tanabe e a fonoaudióloga Ana Maria dos Santos Baudenbacher.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa