Início / Notícias

Notícia

20 de Dezembro de 2013 | 00h00

Nova tecnologia facilitará a divulgação de resultados dos exames de imagem

A Unimed Sorocaba adquiriu uma nova ferramenta que facilitará a divulgação dos resultados dos exames de imagem entre laboratórios e consultórios.

Trata-se do Picture Archive Computerized System (PACS), ou, em bom português, Sistema de Arquivamento e Distribuição de Imagens. O lançamento oficial foi anunciado em 11 de dezembro e contou com uma palestra do Marcelo Valente, radiologista do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade de São Paulo (USP). Colaboradores e médicos que trabalham diretamente com exames de imagem, além da diretoria da cooperativa, compareceram ao evento.

José Francisco Moron Morad, presidente da Unimed Sorocaba, sintetizou o funcionamento do PACS: “A formatação anterior possibilitava que as imagens circulassem somente entre as enfermarias do hospital. O histórico do paciente terá uma senha e com esta ferramenta  o médico poderá, no futuro, acessar o exame diretamente do seu consultório. Isso agiliza o processo e aprimora o trabalho. Com a digitalização dos resultados, o impacto ambiental será diminuído, o que vem ao encontro da responsabilidade socioambiental da cooperativa.”

Segundo Paulo Húngaro, vice-presidente da cooperativa médica, a agilidade desta nova tecnologia trará maior possibilidade de êxito no diagnóstico de casos graves, como tratamento do acidente vascular agudo. “Dentro do cenário mercadológico regional, trata-se de determinante diferencial tecnológico, encontrado apenas nos grandes centros urbanos”, ressaltou.

“Buscamos sempre novas tecnologias para melhor atender nossos clientes. Para chegarmos ao melhor sistema a ser adquirido, realizamos uma ampla pesquisa”, comentou Chen Yao Huei, coordenador do setor de Imagem da Unimed Sorocaba. Ele prosseguiu falando sobre o grande investimento feito: “Como haverá um aumento significativo da utilização da memória dos computadores do departamento, estamos adequando a nossa rede e ampliando sua capacidade. Esse investimento logo será revertido em uma grande economia de materiais como papel e filme, além de uma otimização do tempo do cliente e da equipe médica. Cabe salientar que este novo sistema permitirá criar um histórico do paciente”.

Quem também desmistificou conceitos e esclareceu dúvidas foi o radiologista Marcelo Valente, do Instituto da Criança do HC da USP: “Instalar um sistema de administração da imagem equivale a dar um salto, como vários que já foram dados ao longo da história da humanidade. Não significa esquecer tudo que já se aprendeu até agora, mas sim agregar novos e mais modernos conhecimentos”, explicou Valente. “A partir da enorme gama de informações fornecidas pelo sistema, é preciso saber filtrar o que realmente interessa para dar o diagnóstico com sabedoria”, finalizou.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: