14 de Julho de 2017 | 11h34
A Unimed Sorocaba e a Escola Estadual José Osório de Campos Maia e Almeida, adotada pela cooperativa, foram contatadas por representantes da Promotoria da Infância e Juventude, do Tribunal Regional do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho e da Diretoria de Ensino de Sorocaba para visita às dependências da escola e para a realização de apresentações do modelo de programa em eventos direcionados às entidades do projeto de gestão democrática nas instituições de ensino. O intuito da visita foi conhecer a infraestrutura da escola e as práticas de sucesso do programa “Adote uma Escola”, implantado pela Unimed Sorocaba há 12 anos. A ideia é que, a partir do conhecimento das ações, elas possam ser compartilhadas e multiplicadas por outras iniciativas.
Participaram da visita a promotora da Infância e Juventude de Sorocaba e representante da Rede Protetiva dos Direitos Sociais (Rapds), Ana Alice Mascarenhas Marques; o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região de Campinas, João Batista Martins César; o procurador do Ministério Público do Trabalho de Sorocaba, Juliano Alexandre Ferreira; o diretor superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho; a gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da cooperativa, Patrícia Bezerra da Silva; o analista de Sustentabilidade da Unimed Sorocaba, Ricardo de Paula Santos Naccarati; a supervisora da rede estadual de ensino, Rossenilda Gomes Farias; a diretora interina da Escola Estadual José Osório, Maria Silvana dos Santos; a coordenadora da escola, Cláudia Rosa Somaio; entre outros funcionários dos órgãos públicos e privados envolvidos.
"Além de impactar alunos e colaboradores da escola, também queremos servir de estímulo a outras empresas, a fim de que sigam o exemplo da Unimed Sorocaba e passem a ser agentes transformadores da sociedade. Sentimo-nos honrados com a visita dos órgãos públicos", disse o diretor superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho.
Entre as iniciativas de destaque implantadas na escola, os representantes públicos conheceram as intervenções estruturais feitas pela Unimed, como a reforma do forro das salas de aula e da diretoria para melhoria da acústica; o espaço “escovódromo” para a higiene bucal dos alunos; manutenção dos banheiros e do jardim; horta e pomar onde foram realizados os plantios de árvores nativas e a instalação de uma colmeia de abelha sem ferrão durante as atividades da Semana do Meio Ambiente da Unimed Sorocaba no início deste mês de junho.
Além disso, as autoridades puderam conhecer as atividades complementares implantadas na escola por meio do apoio da Unimed, tais como acompanhamento psicopedagógico, reforço escolar, teste de acuidade visual, aulas de inglês, aulas de xadrez, aulas de pintura, atletismo, programa de voluntariado, contação de histórias, educação ambiental, comemorações de aniversários e datas especiais.
As ações para replicação do modelo de programa realizado pela Unimed Sorocaba foram apresentadas pela gerente do Núcleo de Gestão Estratégica e Sustentabilidade da cooperativa médica, Patrícia Bezerra da Silva. Primeiramente durante reunião com professores, coordenadores, diretores e supervisores da rede estadual de ensino na Escola Estadual Mário Guilherme Notari, no Jd. Luciana Maria; posteriormente, no evento “Gestão Democrática nas Escolas”, realizado no dia 13 de junho no Centro de Referência em Educação da Prefeitura Municipal de Sorocaba, onde se reuniram aproximadamente 200 participantes, autoridades e representantes da rede municipal e estadual de ensino.
Prestigiaram o evento o presidente da Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad; o vice-presidente, Paulo Hungaro Neto e o superintendente, Miguel Villa Nova Soeiro Filho. Para José Francisco Moron Morad, a atuação efetiva junto à escola reforça o compromisso da cooperativa médica com a comunidade. "Com apoio do corpo diretivo e de professores da instituição de ensino, conseguimos tirar do papel muitos projetos em benefício das crianças, o que é motivo de muita satisfação para todos nós", disse.
O vice-presidente da Unimed Sorocaba, Paulo Hungaro Neto, recordou que o conceito de responsabilidade social tem a ver com o beneficio da coletividade. "É quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. E é justamente este o nosso papel com a Escola José Osório", enfatizou.
João Batista Martins César, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (SP), ressaltou a "fantástica iniciativa da Unimed Sorocaba em adotar uma escola". "Com o país vivendo um momento difícil na educação - a qual está aquém do necessário para se sobressair no mundo globalizado -, a Unimed Sorocaba sai na frente mais uma vez com este trabalho fantástico. Estive por lá (na escola) e vi de perto a transformação não só da estrutura física, que é importante, é claro, mas também no alto nível de educação e cordialidade de colaboradores e alunos. É visível a felicidade das crianças ao participarem da escola - o que não é comum de vermos em outras instituições de ensino. O trabalho realizado pela Unimed confirma a ideia que, de fato, a solidariedade é capaz de transformar uma realidade", disse.
O programa
O “Adote uma Escola” foi desenvolvido pela Unimed Sorocaba a partir do estudo da realidade da área no entorno de seu hospital, na qual se identificou a necessidade de implantar melhorias na Escola Estadual José Osório. O programa consiste na atuação fundamental nos segmentos lúdicos, educacionais, ambientais, culturais e em ações pontuais que visam a melhoria e manutenção da estrutura física da escola.
O projeto foi implantado em 2005 e, desde então, vem promovendo o desenvolvimento pedagógico e cultural dos alunos, oferecendo a eles estímulos que proporcionem a satisfação e o interesse em frequentar a escola. O objetivo é promover a melhoria na educação e oferecer momentos de lazer e diversão às crianças, além de sensibilizá-las sobre questões ambientais.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa