Início / Notícias

Notícia

10 de Maio de 2010 | 00h00

Médico da Unimed Sorocaba tem tese aprovada na Unesp e recebe homenagem da cooperativa médica

O médico anestesiologista Fábio Soeiro, formado pela Faculdade de Medicina da PUC-SP, apresentou no último dia 24 de fevereiro na Unesp-Botucatu sua tese sobre transplantes hepáticos.

Com o título “Transplante hepático - comparativo entre as técnicas convencional sem bypass venovenoso e com preservação da veia cava inferior (piggyback) em pacientes sob anestesia venosa total”, Soeiro analisou durante três anos os transplantes hepáticos realizados no Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) e cobertos com recursos do Sistema Único de Saúde.

Esta foi a primeira vez que o HUS serviu como base para a coleta de dados destinados à elaboração de uma tese acadêmica. Por esse motivo, a Diretoria Executiva e o Conselho de Administração da Unimed Sorocaba prestaram uma homenagem ao autor do trabalho, entregando a ele uma placa em sinal de reconhecimento e agradecimento. A cerimônia aconteceu na noite de 27 de abril, na sede da cooperativa, e contou com a presença dos diretores e dos membros do Conselho de Administração.

Segundo o presidente da Unimed Sorocaba, doutor Rodolfo Pinto Machado de Araujo, a tese foi motivo de orgulho para a instituição e enalteceu ainda mais a lembrança do pai de seu autor (que também era anestesista), doutor Miguel Villa Nova Soeiro - fundador da Unimed Sorocaba e principal idealizador do HUS. “Este evento nos faz relembrar com carinho a figura do seu pai”, disse o doutor Rodolfo. “Ele foi um dos baluartes da Unimed Sorocaba e por muitos anos trabalhou graciosamente, assim como outros médicos, em prol desta cooperativa”, afirmou.

Ainda de acordo com o presidente da Unimed Sorocaba, a tese defendida pelo doutor Fábio Soeiro certamente estimulará outros colegas. “A instituição pode falar”, disse referindo-se ao fato de que o HUS oferece um amplo campo para a produção de pesquisas acadêmicas. “Novos trabalhos podem e devem ser desenvolvidos, pois esta diretoria não negará apoio neste sentido”.

“Agradeço a Unimed Sorocaba e a diretoria do hospital por oferecerem plenas condições para que eu pudesse desenvolver este trabalho”, afirmou o doutor Fábio Soeiro. “O resultado final é mérito de todos nós, do hospital e da parceria público-privada que permitiu a realização desses transplantes hepáticos”, finalizou.

Na placa recebida pelo médico constava o seguinte texto: “Receba os cumprimentos do Conselho de Administração da Unimed Sorocaba que o parabeniza pela primeira tese de doutorado na área médica, desenvolvida no Hospital Unimed de Sorocaba”.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: