No último 8 de outubro, a equipe responsável pela implantação do projeto Parto Adequado no Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS) concluiu mais uma ação denominada Ronda – que também havia sido realizada nos dias 14 de maio e 23 de julho.
A atividade contou com a participação do vice-presidente da Unimed Sorocaba, Paulo Hungaro Neto; do diretor técnico do HMS, Mário Sérgio Moreno; da coordenadora da Enfermagem e UTI, Déborah Grohmann Tondo; e da gerente do Núcleo de Atenção à Saúde, Andreia Lima Matos Dal Boni.
O objetivo da Ronda é unir as lideranças dos setores assistenciais. Seu objetivo central é a qualidade e segurança nos partos e nascimentos. As iniciativas realizadas pela Cooperativa com base no Parto Adequado buscam por transformações no modelo assistencial dos profissionais de saúde, gestantes e em toda a sociedade.
De acordo com Sérgio Rachkorsky, coordenador da Maternidade do HMS, a participação da Unimed Sorocaba neste projeto “representa uma mudança na cultura da assistência ao parto, que, nos últimos anos, foi desvirtuada nos hospitais privados do Brasil”.
Projeto Parto Adequado e a Unimed Sorocaba
No primeiro semestre de 2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) deu início à segunda fase do projeto Parto Adequado. A ação recebe o apoio do Ministério da Saúde e tem como finalidade reduzir o número de cesáreas desnecessárias e melhorar o atendimento às gestantes e aos bebês. A Unimed Sorocaba é uma das signatárias.
“A Cooperativa aderiu ao projeto por diversas razões, dentre as quais, por sua importância em relação à Obstetrícia, sobretudo pelo atual momento vivido por esta especialidade; por seu valor à saúde da parturiente e do bebê, coordenando o cuidado, e porque o Hospital Dr. Miguel Soeiro está organizadamente preparado para o seu crescimento estrutural e adequado para realizar partos normais”, destaca Paulo Hungaro Neto.
Na Unimed Sorocaba, o Projeto tem uma estrutura própria, composta da seguinte forma: Paulo Hungaro Neto (sponsor/patrocinador); Mário Sérgio Moreno (responsável); Sergio Rachkorsky (líder); Lúcia Helena Garé (enfermeira da linha de frente), Deborah Grohmann Tondo Haro (linha de frente para abastecimento de indicadores) e Andreia Lima Matos Dalboni (líder pela Operadora). As ações e propostas do Projeto vem sendo compartilhadas com o Comitê de Especialidade de Ginecologia e Obstetrícia da Cooperativa.
Mário Sérgio Moreno observa que a relevância do Projeto está no estímulo ao parto vaginal em, no mínimo, 40% das gestantes sem risco obstétrico. “A boa notícia é que os médicos plantonistas da nossa Maternidade já fazem, em média, metade dos partos por via vaginal. Precisamos, agora, estimular os demais a seguir este exemplo. A Ronda é significativa, pois aproxima a alta direção da Operadora ao Hospital, demonstrando o valor do Projeto para a Unimed Sorocaba.”
Para Deborah Grohmann, a participação da alta liderança é essencial ao Parto Adequado. “Isto garante os recursos necessários para sua implantação efetiva e, também, para compartilhar informações sobre as mudanças de melhoria.”
Indicadores foram discutidos
Na atividade realizada, foram comentados os indicadores do Parto Adequado dentro das classificações definidas como Robson I a IV. Esta ferramenta categoriza as mulheres em dez grupos, baseados em suas características obstétricas, sem a necessidade de apontar cesárea. Também foram elencadas as ações que serão desenvolvidas pela equipe, como, por exemplo, a implantação dos protocolos Parto de Prematuro e Infecção Urinária, o aprimoramento dos profissionais que atuam na Maternidade e o Plano de Parto.
Grupo de Gestantes
Foi debatido, ainda, o trabalho do Grupo de Gestantes, composto pelas enfermeiras obstetras e promovido por meio de cursos voltados às clientes que se encaixam nessa categoria. Eles são desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar, o que proporciona uma ampla e consistente troca de informações. Os temas incluem o desenvolvimento da gravidez, parto, pós-parto, amamentação, cuidados com a lactante e com o recém-nascido, entre outros.
Plano de Parto
Na Maternidade, foi implantado o Plano de Parto. Resumidamente, a ação consiste na troca de informações e esclarecimento de dúvidas entre a gestante e a enfermeira obstetriz. Ela é realizada no próprio Hospital e pode ser agendada por meio do site da Unimed Sorocaba. Ao final do encontro, é gerado um documento, que será impresso e entregue à participante.