Início / Notícias

Notícia

14 de Março de 2014 | 00h00

Laboratório da Unimed Sorocaba é acreditado pelo PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica

O laboratório da Unimed Sorocaba recebeu certificado de acreditação outorgado pelo Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos (PALC) da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML).

De acordo com a entidade, apenas 107 laboratórios do Brasil possuem esse selo.

O comunicado oficial, assinado pelo diretor de acreditação da SBPC/ML, Wilson Shcolnik, foi recebido pelo coordenador médico do laboratório da Unimed Sorocaba, Edson Shitara, no último dia 14 de fevereiro. “Somos um laboratório de médio porte, criado em 1996 e que, atualmente, realiza uma média mensal de 130 mil exames”, conta Shitara.

Laboratório da Unimed Sorocaba

Instalado em uma área de, aproximadamente, mil metros quadrados dentro do Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS, também conhecido como Hospital Unimed Sorocaba), o laboratório processa os materiais coletados nos três postos ambulatoriais da Unimed na cidade (Unidade Zona Norte, Sede Administrativa e HMS), além da demanda advinda dos pacientes ali internados.

No Laboratório da Unimed Sorocaba trabalham, aproximadamente, cem profissionais. “Atingimos um nível de complexidade para o qual se tornou essencial ter planejamento e metodologia de trabalho; processos de acompanhamento e verificação; correção de erros e o melhor uso possível dos recursos financeiros, tecnológicos e humanos”, posiciona Shitara.

O certificado representa a solidificação do compromisso da Unimed Sorocaba com seus clientes. “Com clara certeza, sabemos que a conquista deste certificado nos trará mais responsabilidade e engajamento em atividades de melhoria contínua em prol dos nossos pacientes”, afirma Shitara.

Estatísticas

Uma análise detalhada dos cerca de 130 mil exames processados mensalmente no Laboratório da Unimed Sorocaba revela que eles foram resultantes de 20 mil atendimentos, o que indica uma média de 6,3 exames por atendimento. Desse total, somente 2% foram terceirizados. “Um índice bastante bom se compararmos com laboratórios do mesmo porte em todo o País”, explica Shitara. O índice de produtividade do Laboratório do HMS é de 1.250 exames por profissional, muito além do que a média nacional de laboratórios de mesmo porte (871 exames/funcionário; segundo dados oficiais de 2012). “Nosso perfil de atendimento é misto, sendo que o porcentual de exames ambulatoriais atinge 77% e o de internados, 23%”, destaca o coordenador.

PALC

O PALC foi criado em 1998 pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e é reconhecido por instituições e entidades nacionais e internacionais. Para conquistá-lo, a instituição deve atender a uma série de requisitos, fundamentados em normas específicas de qualidade. A avaliação é feita no laboratório como um todo, não somente em alguns setores ou funções. Com isso, garante-se que o fluxo inteiro do processo esteja em conformidade com o controle de qualidade exigido.

O objetivo fundamental do programa é intensificar e normatizar o uso correto e padronizado das ferramentas de controle de qualidade adotadas nos laboratórios, através da educação continuada e do atendimento aos requisitos da norma, introduzindo o conceito de controle de qualidade em laboratórios clínicos no Brasil.

O PALC utiliza auditorias periódicas para verificar a conformidade com os itens da norma. Os auditores são profissionais de nível superior da área de análises clínicas, de formação que tenha reconhecimento nacional para atuar como responsáveis técnicos em laboratórios clínicos.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: