4 de Dezembro de 2020 | 17h09
Entre os dias 16 a 30 de novembro, a Unimed Sorocaba promoveu a campanha “Instituto Dr. Miguel Soeiro #SangueBom”, em parceria com o app Sangue Amigo. O objetivo da ação foi estimular a doação de sangue entre o público da Unimed Sorocaba, envolvendo diretamente os cooperados e colaboradores da Cooperativa. A ação foi inserida nas celebrações do Dia Mundial do Doador de Sangue (25/11) e beneficiou cerca 90 pacientes que necessitam receber sangue. A iniciativa do Instituto Dr. Miguel Soeiro (IMS) conta com a parceria do Instituto Smart City, especializado em projetos de engajamento social com foco na melhoria da qualidade de vida e da educação por meio de soluções tecnológicas. Ele, inclusive, é idealizador do Sangue Amigo e do app homônimo, por meio do qual os doadores podem agendar a doação de sangue na unidade autorizada mais próxima, evitando, assim, aglomerações.A doutora Camille Perusse, pediatra e cooperada há cerca de sete anos, aderiu à ação, tão logo teve conhecimento pelo site do cooperado. “Decidi agendar na hora e, por coincidência, minha sogra recebeu sangue em uma cirurgia realizada na véspera, no HMS”, contou. “Qualquer um de nós pode precisar”, alertou.Segundo Ilma Laurindo, diretora de Tecnologia e porta-voz do Instituto Smart City, a parceria com o IMS está sendo muito positiva. “Muito nos honrou o convite [para serem parceiros], posto que a nossa meta é que a sociedade se auto-organize e se engaje numa causa tão importante. Ela passará a conhecer as necessidades de muitos pacientes que precisam, com frequência, de doação de sangue para sobreviver. [A ideia é que os indivíduos] tornem-se doadores de repetição, ainda mais neste momento de Covid-19.”Informações publicadas pela imprensa indicam que, durante a pandemia, houve uma redução de, aproximadamente, 50% nas doações de sangue. “Apesar da pandemia, a necessidade de sangue continua ocorrendo e a comunidade ‘unimediana’ já começou a fazer as doações”, reforçou a diretora de Mercado da Unimed Sorocaba, doutora Jeane Peter. O Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, cita dez curiosidades sobre a doação de sangue. Confira:1. No homem, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas; os glóbulos vermelhos, em aproximadamente quatro semanas; e o estoque de ferro, em cerca de oito semanas. Já na mulher, após uma doação de 450 ml de sangue, o plasma é reposto em 48 a 72 horas; os glóbulos vermelhos, em aproximadamente quatro semanas; e o estoque de ferro, em cerca de 12 semanas.2. No Brasil, as mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue.3. Doar sangue não engrossa ou afina o sangue. Isso é apenas um mito.4. Não existe nenhuma relação entre ganhar ou perder peso com a doação de sangue.5. Períodos menstruais não impedem a doação de sangue.6. No dia de doar, o voluntário deve estar bem alimentado (evitando alimentos gordurosos), ter dormido por, no mínimo, seis horas na noite anterior à doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores. Também deve evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes e depois da doação.7. Uma vez coletado, o sangue é dividido em até 4 componentes: Concentrado de Hemácias (CH), Concentrado de Plaquetas (CP), Plasma Fresco Congelado (PFC) e Crioprecipitado (CRIO), que podem ser utilizados como produto terapêutico em até quatro pacientes diferentes. Todo sangue coletado é testado e só é liberado para uso após comprovada a sua segurança.8. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg de peso para as mulheres e 9 ml/kg de peso para os homens.9. O peso corporal mínimo determinado para a doação de sangue é de 50 kg. Isso porque o volume total de sangue que corre no corpo humano é, principalmente, baseado no peso do indivíduo. A doação gira entre 10 e 15% do sangue total que temos no corpo – e, desta forma, quando a pessoa tem menos de 50 kg, o volume padrão da doação pode significar mais do que 15%, trazendo o risco de mal-estar durante ou após a doação de sangue. É uma questão de segurança. 10. Não há nenhum substituto para o sangue.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa