23 de Julho de 2020 | 10h53
Instituto Dr. Miguel Soeiro e Facens entregam 70 escudos de proteção facial à Prefeitura de Pilar do Sul
Mais uma ação foi promovida pelo Instituto Dr. Miguel Soeiro (IMS), braço social da Unimed Sorocaba, durante a epidemia da Covid-19. Desta vez, a beneficiária foi a rede pública de saúde de Pilar do Sul, que recebeu 70 protetores faciais [também conhecidos como face shields] produzidos pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), parceira desta iniciativa.
Esta foi a primeira articulação social entre o IMS e outro município que não o de Sorocaba, inserido na área de abrangência da cooperativa médica. Segundo o superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, o IMS selecionou Pilar do Sul, pois identificou que tinham urgência de protetores faciais para oferecer aos profissionais da saúde.
Miguel conta que o IMS já acompanhava o trabalho do laboratório da Facens – o FabLab –, que, com a utilização de impressoras 3D, vinha produzindo face shields e distribuindo voluntariamente aos serviços de saúde. A partir daí, o IMS procurou a Facens e propôs essa parceria. “A receptividade da faculdade foi excelente e, em trinta dias, conseguimos fazer a entrega”, revela.
Um ponto importante é que, como os escudos faciais podem ser reutilizados após a higienização adequada, eles permitem que os profissionais de saúde não precisem trocar tantas vezes de máscara ao longo do dia, além de oferecer proteção extra, muito necessária diante de um vírus com grande poder de contaminação.
Estiveram presentes na entrega das doações Miguel Villa Nova Soeiro Filho; Patrícia Bezerra da Silva, gerente de Planejamento e Sustentabilidade; Ricardo Naccarati, analista de Sustentabilidade; Rita de Cássia, secretária municipal de Saúde de Pilar do Sul; Jacilaine Vieira, diretora da Secretaria Municipal de Saúde de Pilar do Sul; e Gustavo Abreu, colaborador do FabLab da Facens.