9 de Novembro de 2021 | 10h25
No dia 22 de outubro, o Instituto Dr. Miguel Soeiro (IMS) encerrou sua primeira campanha voltada aos pets. Denominada “Amor Animal”, a ação contou com a parceria da Magnus e da Unimed Sorocaba. O objetivo foi arrecadar ração para cães e gatos, que será destinada a protetores independentes de animais. Ao todo, foram angariados 302 kg de alimento.
A campanha foi desenvolvida a partir de uma sugestão inicial da doutora Gisele Samarra, cooperada da Unimed Sorocaba. A proposta de um projeto em prol da causa animal foi encaminhada por meio do programa Unideias, do setor de Recursos Humanos.
Levantamento realizado pela ONG Ampara Animal mostrou que o abandono de pets cresceu 61% entre julho de 2020 e março de 2021. Por um lado, a pandemia de Covid-19 mudou a paisagem urbana das grandes cidades, deixando ruas de todo o país vazias. Por outro, elevou o número de animais domésticos abandonados.
Isso aumentou o trabalho dos protetores independentes e dos grupos de defesa da causa animal, que, por inúmeras vezes, são os responsáveis por acolhê-los, oferecendo alimentação e um lar temporário. Geralmente, eles são pessoas comuns, que se identificam com a iniciativa, mas têm uma situação econômica limitada e dependem da ajuda e das doações de terceiros.
O Instituto Dr. Miguel Soeiro tem em sua missão zelar não só pela sociedade, mas também por todos os seres vivos. Por isso, abraçou e lapidou a ideia, inclusive ao articular uma parceria com a Adimax (responsável por produzir a ração Magnus, para cães e gatos), para endossar ainda mais a campanha.
Todas as unidades da Unimed Sorocaba receberam pontos de coleta, onde foram depositados 102 kg de ração. A Magnus, por sua vez, doou mais 200 kg, totalizando 302 kg de alimento. Além disso, o IMS desenvolveu um sistema online para cadastramento de protetores independentes interessados em receber as doações.
“Temos programas sociais voltados para a causa animal. Sempre que podemos, nós participamos e apoiamos campanhas em prol dos animais de rua, principalmente com parceiros que também se propõem a fazer o bem e ajudar quem mais precisa. Acho que essa união é a força de transformação que temos para uma sociedade melhor”, destaca André Sano, coordenador de Marketing Social da Magnus.
Os protetores cadastrados no sistema online passaram por triagem para verificação da autenticidade das informações fornecidas. De acordo com a quantidade de ração arrecadada, foi possível beneficiar nove protetores independentes, que abrigam, aproximadamente, 385 animais. As doações foram entregues pelas mãos dos diretores e da equipe do IMS.
“Gostaria de agradecer ao Instituto Dr. Miguel Soeiro
e à Unimed Sorocaba pela realização da campanha. A doação contribui para que
possamos continuar nosso trabalho, oferecendo alimento e abrigo aos animais
abandonados. É um gesto muito lindo e desejamos que ele seja seguido por mais
pessoas”, agradece Luciana de Fátima, protetora independente beneficiada pela
campanha.
Fonte: SZS Comunicação