3 de Maio de 2010 | 00h00
No último dia 29 de abril, o Serviço de Medicina Preventiva da Unimed Sorocaba (MP) promoveu a palestra “IVAS – Infecções das Vias Aéreas Superiores”.
Durante, aproximadamente, uma hora, a otorrinolaringologista Ana Paula Fiuza Dualibi, explicou aos presentes o que são essas infecções, seus tipos (rinofaringites, rinossinusites, faringoamigdalites, otites e laringites), como ocorrem os contágios e as formas de se prevenir contra esse tipo de problema.
Segundo a médica, as IVAS (infecções das vias aéreas superiores) são um processo viral, cuja porta de entrada no organismo se dá pela boca, nariz ou olhos, por meio das gotículas respiratórias ou do contato das mãos com pessoas ou superfícies infectadas. “O período de incubação do vírus leva de dois a cinco dias”, alertou.
As infecções de vias aéreas superiores são muito freqüentes na população pediátrica. Considera-se normal a criança em idade pré-escolar apresentar de 6 a 8 episódios de IVAS por ano, sendo que cada um deles pode durar de 10 a 14 dias. Ou seja, a criança pode ficar um terço do ano doente. Alguns fatores contribuem para o aumento dessas infecções, como o ingresso precoce à escola, a presença de alergia, refluxo, entre outros.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa