Início / Notícias

Notícia

6 de Março de 2013 | 00h00

Hospital Unimed Sorocaba torna-se referência no tratamento de AVC

Com infraestrutura e tecnologia de ponta, hospital implanta protocolo inédito na região e cria seu Centro de Tratamento de AVC Agudo

O Hospital “Dr. Miguel Villa Nova Soeiro”, mais conhecido como Hospital Unimed Sorocaba (HUS) acreditado nível III da ONA pela Fundação Vanzolini, é reconhecido nacional e internacionalmente por sua arquitetura diferenciada e pelos maciços investimentos em atualizações estruturais, recursos tecnológicos e a excelência do seu corpo clínico. Agora, a Unimed Sorocaba capacita o HUS como referência regional para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A constante busca pela excelência no atendimento aos seus conveniados levou o hospital a implantar o “Centro de Tratamento do AVC Agudo”, que iniciou sua operação oficialmente no dia 27 de fevereiro. Em um evento que contou com a participação de autoridades locais, médicos cooperados e outros profissionais da saúde, o neurologista doutor Alexandre Pieri, responsável pelo ambulatório de acidente vascular cerebral da Escola Paulista de Medicina (Unifesp), palestrou sobre as práticas do centro e suas vantagens para os pacientes que chegam à emergência com sintomas de AVC.

“Este novo protocolo de atendimento segue o padrão dos principais hospitais mundiais. Temos que correr contra o tempo para tentar salvar um paciente de AVC, por isso é tão importante ter uma equipe engajada no atendimento do Centro de AVC”, ressaltou Pieri em sua fala.

Inédito na região de Sorocaba, o protocolo assistencial do “Centro de Atendimento do AVC Agudo” engloba uma série de profissionais e serviços que trabalharão integrados em tempo real para promover a reversão da obstrução das artérias afetadas, com isso ampliando as chances dos pacientes não apresentarem sequelas.

“Referência mundial no tratamento do AVC, o protocolo implantado, segundo estudos médicos recentes, promove uma taxa de desobstrução rápida das artérias superior a 50%”, afirma doutor Paulo Hungaro Neto, diretor Vice- Presidente da Unimed Sorocaba.

Assim que o paciente der entrada na emergência apresentando sintomas clássicos do AVC, como disfunção motora e na fala, já começará a ser atendido dentro deste novo protocolo assistencial. O investimento realizado em telemedicina permitirá que, enquanto o paciente está realizando a tomografia, uma equipe de radiologistas e neurologistas obtenham o laudo do exame em tempo real. “O ideal é que do momento que o paciente dá entrada na emergência, em até 45 minutos ele já tenha passado pelos procedimentos de acolhimento, pela tomografia e já tenha o laudo do exame”, afirma Pieri.

“Foi preciso capacitar a equipe completa, desde a recepcionista que recebe e faz a admissão do paciente, plantonistas da emergência, os médicos neurologistas e neurocirurgiões, além das equipes do centro cirúrgico e também da UTI”, relata o doutor Paulo Hungaro ressaltando, ainda, que toda essa estrutura estará disponível 24 horas por dias, sete dias por semana.

Atualmente, em toda a região, o paciente é tratado de forma conservadora a fim de estabilizá-lo, mas sem a possibilidade real de reversão do quadro. A readequação do fluxo sanguíneo só é possível pois, neste protocolo de atendimento, é administrado um medicamento trombolítico que em algumas horas facilita a dissolução do trombo sanguíneo que está obstruindo as artérias afetadas.

O ideal é que o paciente procure a unidade de emergência imediatamente ao início dos sintomas, salienta o doutor Paulo Hungaro.

A enfermeira coordenadora da emergência do Hospital Unimed Sorocaba, Bruna Augusta Oliveira Pagliaro, ressalta que por se tornar referência na região a demanda de pacientes com sintomas de AVC deve aumentar. “Este novo protocolo de atendimento é a chance de o paciente ficar sem sequelas. Normalmente recebemos pacientes relativamente jovens, na faixa dos 50 ou 60 anos, que têm uma vida ativa e conseguiremos devolvê-los à sociedade em condições de desempenharem atividades produtivas”, diz.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: