2 de Fevereiro de 2011 | 00h00
Na semana em que se comemorava os 15 anos de fundação do Hospital Unimed Sorocaba (HUS), a equipe de transplante de medula óssea deu alta hospitalar para duas pacientes submetidas a transplantes autólogos de medula óssea.
Os procedimentos foram realizados nos dias 13 e 14 de janeiro e beneficiaram uma senhora de 66 anos e outra de 42 anos. Ambas deixaram o hospital para retornarem às suas residências e às novas vidas na tarde do último dia 28.
“Podemos dizer que os transplantes foram um sucesso. Ocorreu tudo dentro do esperado e as pacientes conseguiram superar as complicações que a equipe já previa. Estamos muito felizes com os resultados”, resume o hematologista e especialista em transplantes de medula óssea, doutor Robenilson Souza, coordenador da equipe responsável.
Para que os transplantes ocorressem da maneira desejada, as pacientes começaram os procedimentos em 2010, com a coleta de suas células-tronco. Depois, foram submetidas à sessões de quimioterapia em altas dosagens, cujo objetivo era fazer com que a medula comprometida fosse destruída e, assim, pudesse receber as células-tronco que a reconstruiriam.
Após o procedimento, as pacientes permaneceram internadas no hospital para que fossem acompanhadas de perto pela equipe multidisciplinar e multiprofissional do HUS. “Nesse espaço de tempo elas receberam cuidados especiais. Agora elas retornam para suas casas, mas precisarão estar atentas, pois o sistema imunológico foi retirado para se restabelecer um novo, ou seja, vão precisar, por exemplo, receber as mesmas vacinas que são aplicadas desde a infância”, explica o doutor Robenilson.
Segundo a paciente de 42 anos, agora começa um novo tempo em sua vida. “Estou muito feliz. É um recomeço, uma batalha vencida. Durante este período tive o apoio da equipe que é profissional, competente e humana. Me senti amada por eles”, declara.
A equipe de transplante de medula óssea do Hospital Unimed Sorocaba é formada pelos médicos doutor Robenilson Souza, doutora Ellen Carnevalli (também especialista em transplante de medula óssea), doutores Gustavo Ribeiro (oncologista pediátrico com experiência em transplante de medula óssea em crianças), Edson Shitara e Frederico Brandão (ambos hematologistas e hemoterapêutas). Além deles, a equipe conta com odontólogo, assistentes sociais, fisioterapeutas, psicóloga, nutricionistas e enfermeiros.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa