Início / Notícias

Notícia

24 de Junho de 2008 | 00h00

Hospital Unimed de Sorocaba será apresentado ao governo da África do Sul como modelo de gestão a ser adotado por aquele país

Vishwas Satgar e Michelle Williams, respectivamente, diretor executivo e socióloga da ONG Co-operative and Policy Alternative Center (Copac), da África do Sul, visitaram na manhã desta segunda-feira, 23, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS).

Após conhecer a instituição, Satgar declarou que o modelo de gestão do hospital sorocabano, baseado nos princípios do cooperativismo, será apresentado ao governo da África do Sul como alternativa para resolver o conflito mercadológico existente naquele país envolvendo a saúde pública e privada. “Estou muito impressionado com o que vi e foi possível tirar lições valiosas do hospital de Sorocaba”, disse Satgar.

A Copac tem como objetivo promover o desenvolvimento de programas ligados ao cooperativismo e a promoção de alternativas que supram as necessidades de trabalhadores, mulheres, jovens e pessoas carentes. Além do diretor e da socióloga, acompanharam a visita o tradutor François Ducerisier – que acompanha o grupo nas visitas pelo mundo -, o Dr. Américo Utumi, diretor da Aliança Cooperativa Internacional (ACI) e assessor da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) e Mônica Benelli Riscalla, da Federação das Unimed do Estado de São Paulo. O grupo foi recebido por uma comissão da Unimed Sorocaba formada pelos Drs. Rodolfo Pinto Machado de Araujo (presidente da Unimed Sorocaba), Fernando Carvalho e Silva, Paulo Húngaro Neto, Willy Marcus França, Alberto Henrique Pereira, João Edison Dib, Celso Eugênio Pinto e Leonardo Eiras Messina e pela diretora administrativa do HUS, enfermeira Lenira Swain Müller.

O grupo da Copac está visitando países nos cinco continentes para conhecer as principais cooperativas e identificar a influência econômica desse sistema na globalização. No Brasil eles se limitarão ao Estado de São Paulo e o Hospital Unimed de Sorocaba foi o único do Sistema Unimed a ser visitado pela ONG. “Deveremos visitar apenas mais três ou quatro entidades aqui no Brasil, mas o exemplo da Unimed de Sorocaba servirá como exemplo a ser copiado”, disse Satgar. Ao final do encontro, o presidente da Copac convidou os dirigentes da Unimed Sorocaba a visitarem a sede de sua ONG, na África do Sul. “Será um prazer recebê-los”, reforçou.

Mais informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Sérgio Said – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: