31 de Maio de 2005 | 00h00
Hospital Unimed de Sorocaba realiza transplantes de fígado e coração num mesmo dia
Este foi o quarto transplante de coração e o O 48º transplante hepático
No sábado, 28 de maio, o Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) realizou seqüencialmente dois transplantes, um de coração e outro de fígado. Os procedimentos iniciais começaram às 5h30 da manhã, com a notificação da oferta dos órgãos ao hospital, e só terminou às 3 horas da madrugada do dia 29, quando a paciente que recebeu o novo fígado deixou o centro cirúrgico. O doador (tanto do fígado quanto do coração) foi um jovem de 20 anos residente em Piracicaba (SP).
Após confirmada a compatibilidade dos órgãos, a equipe de captação do HUS deslocou-se à Piracicaba para retirar o coração e o fígado do doador. Como o coração precisa ser transplantado mais rapidamente, a Polícia Militar do Estado de São Paulo ajudou na operação, cedendo o helicóptero “Águia” para transportá-lo até Sorocaba.
Coração – Este foi o quarto transplante de coração no HUS - o primeiro foi realizado em agosto de 2004. Desta vez, o receptor foi um homem de 63 anos, residente em Sorocaba, que sofria de insuficiência cardíaca causada por múltiplos infartos, motivo pelo qual foi cadastrado na lista única de transplantes em janeiro deste ano. Os procedimentos cirúrgicos no receptor foram iniciados às 11 horas. Às 15h30 o órgão chegou ao HUS e às 16h30 já batia no peito do receptor. A equipe cirúrgica foi chefiada pelo cirurgião Fernando de Barros Oliveira.
Um fato que merece destaque é o tempo de anóxia - período compreendido entre a retirada do órgão e o momento em que é transplantado. Neste quarto transplante, a equipe do HUS conseguiu reduzir para 2 horas e meia, um prazo considerado muito bom pelo cirurgião João Augusto Ferraz de Sampaio, integrante da equipe transplantadora da Unimed. Segundo ele, o tempo médio no Estado de São Paulo é de, aproximadamente, 3 horas e meia. “A prática e a boa logística nos permitiram atingir essa marca”, diz.
Fígado – O 48o transplante hepático realizado no HUS beneficiou uma senhora de 65 anos, moradora da cidade de Cruzeiro (SP), que sofria de cirrose hepática causada pelo vírus da hepatite C e aguardava na fila de espera desde janeiro de 2003. A cirurgia de transplante começou às 19 horas do dia 28 e terminou às 3 horas da madrugada do dia 29. A equipe que transplantou o órgão foi chefiada pelo cirurgião Ben-Hur Ferraz Neto.
Mais informações à Imprensa:
Unimed – Departamento de Marketing – Dr. Willy ou Simone – (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3222-3040 – szscom@uol.com.br