Início / Notícias

Notícia

23 de Janeiro de 2008 | 00h00

Hospital Unimed de Sorocaba realiza procedimento cardíaco inédito na cidade

No último sábado, dia 19, os hemodinamicistas Emerson Seixas e Victor Dutra Vieira Filho realizaram pela primeira vez na cidade um procedimento cardíaco denominado embolização alcoólica de ramos septais.

A técnica é relativamente nova no mundo - surgiu há cerca de 10 anos – e realizada em alguns hospitais brasileiros desde 2004. A paciente é uma mulher de 55 anos de idade, residente em Sorocaba, portadora de miocardiopatia hipertrófica septal assimétrica. O procedimento levou cerca de 40 minutos e o quadro da paciente é bom. A alta hospitalar deverá ocorrer entre hoje (22) e amanhã.

A embolização alcoólica de ramos septais é indicada para pacientes que apresentam bloqueio na via de saída do ventrículo esquerdo, causada pelo engrossamento de parte do tecido do coração, o que compromete o desempenho do órgão. O tratamento inicial é clínico, à base de medicamentos, mas se os resultados esperados não são alcançados a embolização alcoólica pode ser adotada como alternativa à implantação do marcapasso definitivo ou da cirurgia cardíaca.

A patologia não tem alta taxa de incidência entre a população, mas um de seus principais riscos é a possibilidade de morte súbita. Alguns dos sintomas desta doença são cansaço excessivo, dor no peito e arritmia cardíaca. Por isso a intervenção é apontada como necessária quando o tratamento clínico não reverte a situação.

Mais informações à Imprensa:
Unimed – Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035 – szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: