Início / Notícias

Notícia

24 de Março de 2008 | 00h00

Hospital Unimed de Sorocaba realiza o primeiro transplante de fígado pelos novos critérios de prioridade adotados pelo Ministério da Saúde

O Hospital Unimed de Sorocaba realizou na última sexta-feira, dia 21, seu 69º transplante de fígado, o primeiro seguindo o novo protocolo do Ministério da Saúde (MS) que prioriza os casos mais graves.

O beneficiado foi um homem de 34 anos, natural de Curitiba (PR) que reside em Sorocaba (SP) e era portador de uma doença genética denominada colangite esclerosante. No domingo, 23, ele já deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passa bem. O transplante foi realizado com recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia de transplante levou cerca de oito horas e foi coordenada pelo cirurgião Renato Hidalgo. 

Os novos critérios adotados pelo MS dão preferência aos pacientes cujos quadros clínicos apresentam maior gravidade. Anteriormente, valia a ordem de inscrição na fila única para transplantes. Para identificar o estágio da patologia e determinar sua gravidade são feitos exames clínicos e laboratoriais que o classificarão num sistema denominado Meld, que pontua de 6 a 40. Quanto mais alta a pontuação, maior é o risco de morte do paciente. O homem que recebeu um novo fígado no HUS tinha sido classificado no estágio 20. 

De acordo com o dr. Hidalgo, o paciente deverá permanecer internado por 10 ou 12 dias, receberá acompanhamento médico em intervalos que irão se espaçar de mensal até semestral e usará medicamentos que evitam a rejeição do órgão transplantado pelo corpo. Espera-se que em 90 dias o paciente volte às suas atividades normais. 

Mais informações à Imprensa:
Unimed – Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: