19 de Maio de 2008 | 00h00
O Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) promoveu uma série de atividades internas e abertas ao público para celebrar a Semana da Enfermagem.
A partir do tema central “Saúde, Poder e Cidadania”, os organizadores discutiram o papel da Enfermagem no atual contexto da saúde, onde cliente e profissional da enfermagem são compreendidos como seres holísticos que, na qualidade de cidadãos necessitam de saúde física e mental.
Este foi o sexto ano consecutivo que o HUS promoveu sua Semana da Enfermagem. Na abertura oficial do evento, realizada na noite de 14 de maio, o presidente da Unimed Sorocaba, dr. Rodolfo Pinto Machado de Araujo, destacou a importância da atividade e da data. “Parabenizo a comissão organizadora pela excelente qualidade do programa desta Semana da Enfermagem e destaco a importância do papel que a Enfermagem exerce dentro da equipe multiprofissional que a Unimed oferece aos seus clientes”.
Segundo o dr. Rodolfo, atualmente, o Sistema Unimed atende 14 milhões de clientes no Brasil por meio de uma rede formada por 100 mil médicos cooperados, possui 82 hospitais próprios sendo que destes, 32 estão localizados no Estado de São Paulo. “Mas o que conta não é apenas o aspecto quantitativo”, relembrou. “Temos de nos diferenciar pela qualidade”, reforçou. “Dos 90 hospitais acreditados pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), nove são da Unimed, o que nos torna, em proporção, a maior rede com instituições hospitalares acreditadas no País”.
A diretora administrativa do Hospital Unimed de Sorocaba, enfermeira Lenira Swain Müller, discursou em seguida e disse, referindo-se ao evento, que “neste ano resgatamos nosso compromisso de desenvolver atividades referentes à Enfermagem”. Lenira também relembrou fatos que mostram a evolução da Enfermagem ao longo da história. Dr. Paulo Húngaro, diretor Clínico do HUS também falou aos participantes e ressaltou a versatilidade com que o profissional de Enfermagem desempenha suas funções.
A programação da noite foi encerrada com a palestra “A multifuncionalidade do Profissional nos Dias Atuais”, proferida por Mário Bastos, presidente da ONG “Amigos da Cultura” e premiação do concurso para a escolha do mascote do evento.
Ontem, dia 15, o evento recebeu a professora-doutora e enfermeira Maria Júlia Paes da Silva, que proferiu a palestra “O poder do enfermeiro – Desafio permanente” e o Grupo Circulando, que encenou uma dramatização. A 6ª Semana da Enfermagem do Hospital Unimed de Sorocaba foi encerrada com o sorteio de brindes e um coquetel.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa