18 de Fevereiro de 2010 | 00h00
O Hospital Unimed Sorocaba (HUS) recebeu no dia 10 de fevereiro a visita do médico Luis Fernando Bouzas, diretor do Centro de Transplante de Medula Óssea do INCA (Instituto Nacional do Câncer) e representante do Ministério da Saúde.
O objetivo da visita foi o de avaliar se o hospital reúne condições técnicas para receber o credenciamento de órgão transplantador de células-tronco hematopoiéticas (medula óssea).
Atualmente, o HUS realiza transplantes de rim, coração, córnea e fígado e pretende expandir, realizando transplantes de medula óssea. “Isso significa uma melhoria geral de todos os serviços do hospital, além da integração dos diversos profissionais envolvidos, o que afina o trabalho em equipe”, afirmou o doutor Carlos Alberto Caniello, diretor de Assuntos Médicos da Unimed Sorocaba.
A equipe médica, juntamente com a diretoria do hospital, apresentou ao representante do Ministério da Saúde a estrutura física e a equipe de profissionais que estarão voltados ao atendimento dos pacientes destinados ao transplante de medula óssea.
Cinco médicos, sendo um deles pediatra, comporão o grupo, o que pode representar um grande diferencial. “Existem poucos leitos no Brasil apropriados para atender crianças, com isso a inclusão de um pediatra na equipe é essencial”, declarou o doutor Luis Fernando Bouzas.
Segundo a doutora Elen Carnevalli, o programa envolve uma grande equipe adequada e habilitada aos protocolos para atender crianças e adultos, o que significa uma grande evolução para a cidade de Sorocaba e de toda a região.
Agora, o Hospital Unimed de Sorocaba aguarda a decisão do Ministério da Saúde para dar continuidade aos procedimentos necessários à efetivação dos transplantes de medula.
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa