3 de Dezembro de 2007 | 00h00
Autoridades, convidados, médicos cooperados e dirigentes de hospitais locais e da região compareceram na noite de 7 de dezembro no Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) para a cerimônia de inauguração de novas alas e serviços.
Na ocasião, 14 médicos que contribuíram para a história da instituição foram homenageados com placas e a denominação de seus nomes nas principais áreas do hospital.
As novas áreas
O investimento nessas obras somou quase R$ 9 milhões e deixou o hospital ainda mais moderno. “Deste valor, 77% já foram pagos com recursos próprios”, revelou o presidente da Unimed, dr. Rodolfo Pinto Machado de Araujo. O saldo, segundo o dirigente, deverá ser liquidado até março.
Emergência – A nova Emergência do HUS ocupa uma área de 784m2 (anteriormente eram 471m2) e apresenta novidades, como o atendimento separado de adultos e crianças, mais leitos utilizados durante os períodos de observação, recepção mais ampla, atendimento mais ágil, sala de espera climatizada e com maior conforto. Internamente, o setor ganhou novas salas de estar e conforto médico, equipadas com televisão, sofás e banheiros privativos.
Hospital-Dia – O recém-inaugurado Hospital-Dia está instalado numa área de 605m2 (antes eram 240) e tem mais três salas para a realização de pequenos procedimentos, recuperação pós-endoscopia, consultório e sala específica para procedimentos oftalmológicos.
Centro de Nefrologia e Diálise – Em 242m2, este setor conta com nove máquinas-leitos separadas por cortinas do tipo divisórias móveis, que garantem maior privacidade aos usuários. A decoração interna usa várias cores, o que evita a monotonia visual.
Quimioterapia – As principais novidades desta ala foram reformulações nas estruturas, no mobiliário e em equipamentos que permitem oferecer aos pacientes mais conforto e privacidade, como poltronas especiais e um sistema de chamada e de boxes de atendimento individualizados.
Endoscopia – Assim como o Centro de Nefrologia e Diálise, este é um novo serviço à disposição no Hospital Unimed de Sorocaba, no qual será possível realizar exames de colonoscopia, endoscopia digestiva alta e broncoscopia.
Inédito no Brasil
Junto com as nove máquinas de diálise do Centro de Nefrologia e Diálise, compradas da empresa Fresenius, multinacional sediada na Alemanha, foram instalados quatro sistemas computadorizados que permitem o reprocessamento dos capilares que fazem a filtragem do sangue do paciente. “Nenhum outro hospital do Brasil tem este equipamento em seus centros de diálise”, conta o dr. Fernando Carvalho e Silva, diretor de Mercado da Unimed Sorocaba e responsável técnico pelo Centro de Nefrologia e Diálise do HUS.
O equipamento, inédito no Brasil, é capaz de acionar os mecanismos de higienização dos capilares (dutos finíssimos - quase da mesma espessura de um fio de cabelo - cuja função é reter as impurezas contidas no sangue do paciente efetuando sua filtragem) sem a necessidade de intervenção humana. “O aumento na eficácia do procedimento é tanta que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite que os capilares sejam reutilizados em até 20 sessões, enquanto que no procedimento manual este limite é de, no máximo, 12 vezes”, explica o dr. Fernando.
Para evitar riscos de contaminação de doenças ou de infecções cruzadas, os capilares só podem ser utilizados por um único paciente. Pelo método atual, a identificação é feita por etiquetas coladas nos capilares. “Este equipamento é dotado de um sistema de leitura por código de barras que identifica nominalmente cada usuário e as características do seu capilar”, detalha.
O armazenamento dos dados do paciente num sistema de computação traz, ainda, outros benefícios. “Será possível acompanhar com mais detalhes diversos aspectos do histórico do paciente e obter dados importantes para trabalhos científicos e estatísticos”, diz o médico.
Centro de Nefrologia e Diálise
Inicialmente, o Centro de Nefrologia e Diálise (CND) do HUS atenderá até 48 pacientes. “Porém, poderemos expandir e ter até 14 máquinas, operando em três turnos, o que permitirá o atendimento de 84 pacientes”, revela o Dr. Fernando.
Além do reprocessamento de capilares, o serviço conta com muitos diferenciais tecnológicos, como duplo passo de osmose reversa; acesso remoto de controle de água; utilização de ozonização e ultravioleta como adjuvantes na desinfecção dos circuitos de passagem da água tratada; monitorização individual de traçado de ECG, oximetria, temperatura corporal e pressão arterial não-invasiva; ar condicionado central; cadeiras com comandos elétricos individuais, além de rede wire-less para computadores portáteis.
A equipe do CND será formada por seis médicos nefrologistas e duas enfermeiras com especialização em nefrologia, sendo uma delas a responsável técnica perante a ANVISA. “Contaremos, ainda, com um técnico de enfermagem para cada quatro pacientes e uma tecnóloga específica para atender o serviço, além de pessoal de suporte, como nutricionista, assistente social e psicóloga”, detalha o médico.
Homenagem denomina setores
Com a homenagem que aconteceu, a Unidade de Emergência Pediátrica do Hospital Unimed de Sorocaba passou a chamar-se “Dr. Carlos Alberto Amorim”; a Unidade de Emergência Adulto, “Dr. Luiz Fernando Garcia Minello”; o Centro Cirúrgico, “Dr. Newton de Oliveira”; o Hospital Dia, “Dr. João de Campos Aguiar Filho”; o Laboratório, “Dr. Tuffi Aidar Sobrinho”, as seis Salas Cirúrgicas receberão, respectivamente, a denominação “Dr. Edward Maluf”, “Dr. Victor Carone Júnior”, Dr. Nilton Vieira de Souza”, Dr. Ruy Amparo”, “Dr. Newton Salim” e “Dr. Cássio Rosa”; o Berçário, “Dr. Almir Belas Levy”; a Unidade Cardiovascular Diagnóstica e Intervencionista, “Dra. Maria Eunice Del Fiol; e o Auditório da Unidade de Medicina Preventiva, “Dr. Luiz Garcia Duarte”.
Mais informações à Imprensa:
Unimed – Simone ou Dr. Willy (15) 3332-9237
Assessoria de Imprensa – Sérgio ou Andréa – (15) 3202-3515 (15) 9133-8035
szscom@uol.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa