Início / Notícias

Notícia

7 de Agosto de 2003 | 00h00

Hospital Unimed de Sorocaba é pioneiro no transplante de fígado

    O Hospital Unimed Sorocaba Dr. Miguel Villa Nova Soeiro tornou-se pioneiro ao realizar o primeiro transplante de fígado de Sorocaba e região. Em menos de quatro meses, nove transplantes foram realizados. No primeiro, dia 14 de março, uma paciente de 60 anos, que há dois anos esperava pela cirurgia, recebeu o novo órgão. O segundo aconteceu já no dia 19, em um paciente de 64. A partir de então, foram feitos outros sete procedimentos, que duraram, em média, 6 horas.

    As cirurgias foram realizadas pela equipe médica chefiada pelo prof. dr. Ben-Hur Ferraz Neto, que já participou de mais de 400 transplantes de fígado. A equipe é formada por cinco cirurgiões, dois anestesistas, duas instrumentadoras e quatro enfermeiros, além de pessoal de apoio, todos devidamente treinados.

    Segundo o prof. dr. Ben-Hur, apesar de longas e complexas, as cirurgias foram bem sucedidas. "Para a região de Sorocaba é muito importante que o Hospital Unimed esteja preparado para esse tipo de transplante, pois poderemos ajudar a diminuir a file de espera de doentes hepáticos crônicos", disse o médico.

    Além disso, o prof. dr. Ben-Hur ressalta a importância dos doadores. "Temos que lembrar que essas cirurgias só foram realizadas graças às famílias dos doadores. É muito importante que, quando houver morte cerebral comprovada, os familiares autorizem a retirada de órgãos para doação", explicou o prof. dr. Ben-Hur.

    Para se habilitar ao transplante de fígado, o Hospital Unimed Sorocaba fez altos investimentos em equipamentos e treinamento de equipe e firmou uma parceria com o Centro de Ciências Médicas e Biológicas de Sorocaba (PUC), Secretaria de Estado da Saúde e Prefeitura Municipal, que viabilizou o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

    Além do transplante de fígado, o Hospital Unimed também realiza transplantes de córneas e rins.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: