Início / Notícias

Notícia

13 de Setembro de 2007 | 00h00

Hospital Unimed de Sorocaba adquire ecocardiograma e eletroencefalograma de última geração

O Hospital Unimed de Sorocaba (HUS) adquiriu a versão mais atual dos eletroencefalógrafos digitais produzidos pela fabricante japonesa Nihon Kohden Tomioka Corporation, empresa líder de mercado.

Segundo o doutor Mário Alberto Santana Machado, coordenador do serviço de Eletroencefalografia do hospital, o eletroencefalograma é um exame diagnóstico capaz de registrar a atividade elétrica produzida pelo cérebro. Suas aplicações são muitas como na avaliação em casos de dificuldade escolar, atraso no desenvolvimento psico-motor, espisódios de desmaios ou perda da consciência, cefaléias e convulsões ou epilepsias.

O aparelho adquirido pelo HUS permitirá análises mais detalhadas. “A tecnologia digital permite estudos com gráficos das freqüências apuradas pelo exame, mapeamento cerebral topográfico e a detecção de pequenas alterações da atividade elétrica cerebral, que nos aparelhos analógicos são mais difíceis de serem detectadas”, destaca o dr. Mário Alberto.

Além do eletroencefalograma, o HUS também adquiriu um novíssimo e ultramoderno ecocardiógrafo da marca GE, modelo Vivid 7, que incorpora as mais recentes tecnologias desenvolvidas para esses equipamentos.

O ecocardiograma que consiste no exame de ultra-som aplicado ao coração é hoje em dia um exame usado rotineiramente na prática clínica dos cardiologistas e está indicado para a quase totalidade das patologias que envolvem o coração.

O aparelho que é considerado um dos melhores disponíveis no mercado brasileiro e no mundo, único na cidade de Sorocaba, incorpora inúmeras inovações que o diferencia em muito do anterior até então utilizado no hospital, como: imagem multidimensional (uni, bi, tridimensional) e transdutores multifrequenciais, incluindo segunda harmônica que possibilita visualização mais nítida das estruturas cardíacas; modo–M anatômico que corrige dificuldades em se avaliar as dimensões e funções do coração; Doppler tecidual que analisa mobilidade regional do miocárdio; software para stress-eco, modalidade que permite diagnosticar isquemia e viabilidade da musculatura cardíaca com pacote completo para uso de contrastes; sonda trans-esofágica multiplanar; gravação em mídia digital (CD e DVD); entre outros.

Com todos estes recursos disponíveis, os 10 médicos que compõem o quadro de ecocardiografistas do hospital, os quais já receberam treinamento no novo aparelho terão plenas condições de fornecer diagnósticos mais precisos, inclusive aumentando em muito as indicações do exame, sendo os médicos solicitantes e os usuários os maiores beneficiados.

Os exames já podem ser agendados por telefone através da Central de Agendamento de exames do Hospital nos telefones 3229-3000 ramais 3004 e 3005.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: