Início / Notícias

Notícia

14 de Julho de 2016 | 00h00

Hospital Dr. Miguel Soeiro recebe órgão trazido por avião da FAB para realização de transplante

O Hospital Dr. Miguel Soeiro (HMS), da Unimed Sorocaba, realizou na tarde de terça-feira (12) seu 87º transplante de fígado.

O paciente que recebeu o órgão é um homem de 56 anos que sofria de cirrose hepática e estava na lista de espera há quase três anos.

O doador é da cidade de Presidente Prudente (SP). O órgão foi trazido pela primeira vez por um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) até o aeroporto de Sorocaba, onde foi recebido por uma equipe de médicos e enfermeiros da Unimed Sorocaba e transportado de ambulância até o HMS. A utilização do jato da FAB cumpre um decreto do presidente em exercício, Michel Temer, para que a Aeronáutica mantivesse à disposição, permanentemente, um avião para atuar no transporte de órgãos e tecidos para transplantes.

O procedimento, realizado com recursos do SUS por meio de um convênio firmado com a prefeitura, foi conduzido pela equipe médica chefiada pelo cirurgião Renato Hidalgo. Além dos transplantes de fígado, o hospital da Unimed Sorocaba já realizou 100 transplantes de medula óssea, 477 de córnea, 21 de coração, 17 de tecido ósteo-condro-fascio-ligamentoso e quatro de rim intervivos.

“Com um know-how de catorze anos atuando em transplantes, a Unimed Sorocaba se fortalece e caminha para sacramentar-se como referência nesta área dentro do Sistema Unimed. Isto é relevante devido à possibilidade de, futuramente, os transplantes hepáticos fazerem parte do rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)”, comenta o vice-presidente da Unimed Sorocaba, Paulo Hungaro Neto.

Desde 2006, o critério de espera por transplante de fígado no Brasil respeita um índice baseado na gravidade da doença, conhecido como MELD (Model for End-Stage Liver Disease). O índice corresponde a uma escala numérica que varia de 6 a 40, e demonstra quão urgente o paciente necessita do transplante. Casos mais graves apresentam MELDs mais elevados e são priorizados.

Mais informações à imprensa:
Assessoria de Imprensa – Ewerton Vianna
(15) 3202-3515
ewerton@szscomunicacao.com.br

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: