O Hospital de Campanha de Sorocaba recebeu o nome do colaborador Douglas Barbosa de Medeiros, de 33 anos, que morreu vítima da Covid-19 em abril e trabalhava em no Hospital Dr. Miguel Soeiro.
O decreto com a homenagem foi publicado na edição desta quinta-feira (21) no Jornal Município de Sorocaba. Segundo o decreto municipal, além do nome de Douglas, a placa indicativa conterá a expressão “Símbolo de Luta no Combate ao Novo Coronavírus - 1987 - 2020”.
A Prefeitura solicitou à Unimed Sorocaba uma nota, que foi lida no dia da abertura do Hospital de Campanha. Confira a íntegra abaixo:
“Boa tarde!
Referindo-me à prefeita Jaqueline, saúdo todos os secretários municipais, vereadores, demais autoridades e cidadãos que acompanham esta inauguração. Em nome da Unimed Sorocaba, dos seus mais de 1.100 médicos e 2.300 colaboradores, agradeço por esta homenagem a um funcionário que partiu tão precocemente.
Quem dera não tivéssemos que precisar de um hospital de campanha.
Neste tão difícil e tenso momento, não podemos perder de vista que só venceremos esse vírus terrível se trabalharmos unidos e confiantes; primeiramente em Deus e, depois, numa cadeia de elos, todos de uma mesma importância. Esses elos são a ciência, a medicina e os profissionais da saúde, como os enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos, por exemplo, e aqueles que cumprem funções administrativas nos hospitais. Não nos esqueçamos deles nunca, porque eles, desde o primeiro momento, também entraram nesta guerra com coragem e amor ao próximo, mas são pouco lembrados.
O primeiro soldado da saúde a tombar nessa guerra em Sorocaba foi o estimado Douglas Barbosa de Medeiros. Ele estava conosco desde o dia 7 de julho de 2010 e atuava no Hospital Dr. Miguel Soeiro como técnico em enfermagem. Faleceu em 26 de abril. Dias depois, mais precisamente em 8 de maio, faria 34 anos. Era um jovem com uma vida inteira pela frente e uma família para amar e ser amado.
Aproveito este momento para, novamente, me solidarizar com seus familiares e amigos. Douglas era muito querido pelos seus colegas do Hospital. Sua morte trouxe muita tristeza a todos nós, da Unimed Sorocaba.
O fato de a cidade se lembrar dele nesta inauguração não reduz essa tristeza, nem a dor da sua ausência, mas ajuda a confortar a comunidade Unimed Sorocaba pela sua partida. Obrigado, prefeita, secretários e vereadores. É uma bela e justa homenagem.
Que o Douglas seja sempre lembrado pela importância de todos profissionais da saúde. Que o Douglas seja sempre lembrado pela dedicação que oferecia a todos com quem convivia. Que o Douglas seja sempre lembrado pelo amor à família, aos amigos, aos colegas e à profissão.
Douglas foi o primeiro soldado a tombar nesta guerra e rezamos para que seja o único.
Que Deus nos ajude, conforte e fortaleça!
Atenciosamente,
José Francisco Moron Morad
Diretor Presidente”.