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12 de Agosto de 2010 | 00h00

Hospitais particulares e prefeitura lançam campanha para educar a população sobre o uso correto dos serviços de emergência

Foi lançada na manhã desta quarta-feira, 4 de agosto, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral a campanha “Emergência - Use Certo!”.

A campanha tem por objetivo orientar a população sobre como e quando utilizar os serviços de emergência existentes em Sorocaba, sejam eles públicos ou particulares.

A campanha foi criada a partir de uma iniciativa conjunta entre a Unimed Sorocaba, Hospital Santa Lucinda, Prefeitura Municipal, Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, Intermédica, Hospital Samaritano, Hospital Evangélico e Conjunto Hospitalar de Sorocaba, com o apoio oficial do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), Associação Paulista de Medicina (APM), Samu-192, Polícia Militar e Polícia Civil do Estado de São Paulo.

Nos últimos dois meses, vários profissionais desses hospitais reuniram-se semanalmente para planejar e formatar toda a campanha. A preocupação dessas instituições e do poder público era criar meios para transmitir à população, informações capazes de conscientizar sobre quando se deve ir até uma unidade de emergência. Afinal, muitas pessoas não sabem que em casos não emergenciais o correto é procurar outros serviços, como prontos atendimentos, ambulatórios e consultórios médicos, por exemplo.

Dados estatísticos coletados na rede pública e particular de Sorocaba apontam que em cada dez casos atendidos nos prontos-socorros e unidades pré-hospitalares, sete não se caracterizam como de urgência ou emergência e, assim, deveriam ser atendidos em consultórios ou ambulatórios. Esse excesso de contingente humano sobrecarrega os serviços de emergência, causando transtornos e estresse desnecessários, tanto para os pacientes que realmente precisam de atendimento emergencial, quanto aos médicos e profissionais da saúde que atuam nesses locais.

Para propagar a campanha “Emergência – Use Certo!”, foram criados diversos materiais de divulgação, como folders, outdoors, camisetas, botons, cartazes e banners. Porém, a comissão que elaborou a iniciativa, planeja desenvolver outras ações ao longo do tempo. “Esta campanha tem caráter permanente”, destacou o secretário municipal da Saúde, doutor Milton Palma. Segundo o médico João Márcio Garcia, delegado regional do Cremesp, presente no evento, a campanha poderá ser levada a outras regiões do estado por meio do Cremesp.

O presidente da Unimed Sorocaba, doutor Rodolfo Pinto Machado de Araujo, também defende essa ideia. “Trata-se de uma campanha educativa importante e que não se deve restringir somente a Sorocaba, mas se estender-se para todo o País, pois é uma maneira de mudar a cultura popular no que se refere ao atendimento de urgência e emergência”, afirmou.

Segundo o presidente da Unimed Sorocaba, tanto as instituições privadas quando as públicas têm necessidade de oferecer condições para que o paciente seja atendido nas consultas eletivas e não nos serviços de emergência. “Recentemente, a Unimed Sorocaba lançou o programa Pronto Atendimento em Consultório, onde o usuário pode ter seu atendimento em um consultório médico ao invés de ir ao pronto-socorro”.

Os principais veículos de comunicação de Sorocaba registraram o lançamento da campanha “Emergência – Use Certo!”, assim como diversas autoridades, entre as quais o prefeito da cidade, Vitor Lippi; o presidente da Câmara Municipal, Mário Marte e o delegado seccional de Sorocaba, André Moron, estiveram presentes no evento. O prefeito e o presidente do legislativo local destacaram que a ação conjunta beneficiará a comunidade como um todo e elogiaram a iniciativa do grupo que criou a campanha.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


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