Início / Notícias

Notícia

7 de Outubro de 2008 | 00h00

Gestores hospitalares buscarão título de “Hospital Amigo da Criança”

Gestores hospitalares das Unimeds de Sorocaba, Itapetininga e Americana e do Hospital São Luiz de Boituva participaram durante todo o último sábado, 4 de outubro, do curso Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

O curso foi promovido em conjunto pelo Ministério da Saúde e IBFAN (International Baby Food Action Network - Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar).

Uma das palestrantes foi a pediatra Tereza Toma, representante do IBFAN e pesquisadora do Instituto Saúde, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde. Segundo ela, os objetivos do programa foram o de estimular os participantes para adequarem as rotinas dos hospitais que gerenciam em favorecimento da amamentação e apresentar as premissas que permitem pleitear o título de Hospital Amigo da Criança, outorgado pelo Ministério da Saúde. “Estamos muito felizes com o interesse da Unimed em transformar seus hospitais em ‘amigos das crianças’, o que beneficiará ainda mais as mães e as crianças atendidas”, disse. “Espero que esta iniciativa se espalhe para toda a rede Unimed no Brasil”.

IBFAN – A rede é formada por mais de 160 grupos de ativistas espalhados por cerca de 90 países e atua há  mais de 25 anos para estimular a melhoria da nutrição e saúde infantis. Seu objetivo é coordenar os esforços de proteção ao aleitamento materno, compartilhar informações e aumentar a consciência mundial sobre a importância da amamentação e os perigos potenciais da alimentação artificial na infância.

No Brasil, a IBFAN foi fundada em 1981 e está presente em diversas cidades de vários Estados. Conta com membros voluntários, profissionais das mais diversas áreas como saúde, psicologia, assistência social, direito, promotoria pública, agronomia, medicina veterinária, pedagogia, fonoaudiologia, antropologia, sociologia jornalismo, fiscalização sanitária, mães e pais da comunidade, profissionais ligados a organizações não governamentais de defesa da cidadania, a grupos de incentivo da amamentação ou cidadãos interessados no tema de atuação da entidade.

Hospital Amigo da Criança - A iniciativa Hospital Amigo da Criança foi idealizada em 1990 pela OMS e UNICEF para promover, proteger e apoiar a amamentação e incorporada pelo Ministério da Saúde (MS), em 1992, como ação prioritária. Desde então, com o apoio das Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde, vem capacitando profissionais de saúde, realizando as avaliações e estimulando a rede hospitalar para o credenciamento.  Segundo dados do MS, atualmente existem mais de 20 mil hospitais credenciados em todo o mundo, 336 somente no Brasil.

Ao ser reconhecido com o título Hospital Amigo da Criança, a instituição se torna referência em amamentação para seu município, região e estado. Nestes hospitais, as mães são orientadas e apoiadas para o sucesso da amamentação desde o pré-natal até o puerpério, aumentando dessa forma os índices de aleitamento materno exclusivo e continuado , reduzindo a morbimortalidade materna e infantil, o que tem gerado grande interesse dos gestores nessa habilitação.

Fonte: SZS Assessoria de Imprensa


Compartilhe: