17 de Novembro de 2003 | 00h00
Formandos da Faculdade de Medicina são homenageados pela Unimed e Sociedade Médica de Sorocaba
A atividade é promovida há dez anos pela Unimed de Sorocaba e nos últimos oito anos, em parceria com a SMS.
Uma palestra realizada na sede da Sociedade Médica de Sorocaba (SMS), às 20 horas do último dia 4 de novembro, permitiu aos 69 alunos do sexto ano da Faculdade de Ciências Médicas da PUC-SP conhecerem detalhes sobre as entidades e órgãos que regulamentam a classe profissional. A atividade é promovida há dez anos pela Unimed de Sorocaba e nos últimos oito anos, em parceria com a SMS. Após a palestra foi oferecido um coquetel aos sextanistas.
A palestra foi aberta pelo presidente da SMS, dr. Mário Luiz Augustus da Silva Freitas. Ele deu as boas-vindas aos presentes, parabenizou os formandos e explicou a estrutura, atuação e funcionamento de algumas instituições, entre elas, a Associação Médica Brasileira, a Associação Paulista de Medicina e a própria Sociedade Médica. Uma das novidades anunciadas por ele foi o primeiro congresso da entidade, que deverá ser realizado em 2005.
Em seguida, o representante do Conselho Regional de Medicina, dr. João Márcio Garcia, falou sobre a atuação da autarquia, os atributos dos Conselhos Federal e Regional e encerrou sua apresentação com um vídeo institucional. A próxima a falar foi a diretora da Faculdade de Medicina, a professora-doutora Maria Helena Senger. Ela reforçou o vínculo criado entre a escola e os estudantes, a felicidade em acompanhar a formatura de uma nova turma e a oportunidade que o encontro permite aos estudantes, prestes a se formarem, terem contato com essas importantes entidades.
Dando continuidade, o diretor-presidente da Unimed de Sorocaba, dr. Rodolfo Pinto Machado de Araujo, subiu à tribuna e contou sobre a tradição que a atividade representa à cooperativa médica. Pedindo licença aos presentes, anunciou que passaria a palavra a outro membro da diretoria, o médico José Francisco Moron Morad - pai de um dos formandos presentes -, para que explicasse detalhes sobre a entidade que dirigem.
Aos presentes, dr. Moron explicou sobre os princípios do cooperativismo, seus símbolos e a importância histórica do dr. Edmundo Castilho, que em 1967 criou a primeira Unimed, na cidade de Santos (SP). Atualmente, segundo o médico, a cooperativa atende 11 milhões de usuários, conta com 90 mil médicos, 364 cooperativas instaladas em 4 mil municípios brasileiros. A unidade em Sorocaba foi fundada em 1971 e, atualmente, atende 67 mil usuários por meio de seus 700 médicos cooperados.
O encontro foi encerrado com a apresentação do dr. Thyrso Camargo, diretor da Unicred, entidade constituída em maio deste ano, que tem como missão assessorar econômica e financeiramente os médicos cooperados da Unimed.
Depoimentos
Dr. Mário Luiz Augustus da Silva Freitas - “Considero esse evento extremamente importante porque podemos incutir na cabeça dos médicos que estão se formando, a necessidade deles se organizarem em classe. Hoje, o médico está com sua profissão bastante depauperada e nós encontramos junto a essa classe, o apoio que necessitamos na luta dos interesses dos profissionais da Medicina.”
Dr. Rodolfo Pinto Machado de Araujo - “O evento é uma tradição, iniciada na Unimed de Sorocaba pelo dr. Miguel Villa Nova Soeiro há cerca de uma década. Nos últimos anos, a atividade é realizada junto à Sociedade Médica de Sorocaba, participando também o CRM (Conselho Regional de Medicina) e outras estruturas que agregam os médicos. Para nós, é uma satisfação a entrada de novos colegas (no mercado de trabalho), principalmente os formandos da nossa Faculdade de Medicina de Sorocaba e recepcioná-los no inicio da profissão, dando algumas orientações gerais e inicias, mostrando em que as entidades de classe, no nosso caso a Unimed, pode contribuir”.