22 de Dezembro de 2015 | 00h00
Os jovens assistidos pelo projeto socioesportivo Barça-Unimed, da Unimed Sorocaba, vivenciaram uma atividade diferente na manhã do dia 19 de dezembro.
A garotada acompanhou de perto, no ginásio do Clube Atlético Barcelona, a apresentação didática da Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, que executou peças clássicas da música erudita e algumas canções que marcaram época, como a "Marcha Imperial", tema do filme "Guerra nas Estrelas".
A cada canção apresentada, o maestro Rafael de Almeida Proença explicava a função de cada instrumento na orquestra e a família da qual fazia parte - se era dos metais, madeiras, percussão ou cordas. "A família das cordas, por exemplo, compreende instrumentos como violinos, violoncelos e contrabaixos. Já a família das madeiras é composta por flautas, piccolos, fagotes e clarinetas”, detalhou, chamando à frente os respectivos instrumentistas.
Segundo o maestro, o projeto 'Conhecendo a Orquestra' nasceu com a proposta de levar aos jovens a cultura da canção erudita e o gosto pela música de maneira geral. “É uma forma de retirar as crianças das ruas e levá-las a algo realmente construtivo”, enfatizou.
No final do concerto, Rafael propôs uma dinâmica bastante interessante: convidou algumas crianças a saírem da plateia e acompanharem a orquestra no meio dos instrumentistas. A ideia era que, após a execução da música, os pequenos compartilhassem a experiência com o público. “É legal porque você consegue distinguir o som dos instrumentos”, contou Gabriel Carvalho, 11.
Para a técnica de Enfermagem, Cristiane Pires, foi uma experiência inédita. "É a primeira vez que vejo uma orquestra de perto. Maravilhoso, uma experiência única, adorei. Tinha instrumentos que eu já conhecia, mas alguns eu nunca tinha visto. Muito bacana mesmo", contou.
Após a apresentação, as crianças ganharam presentes e a nova camiseta do projeto socioesportivo. A festa contou, ainda, com jogos de xadrez e futebol e distribuição de pipoca, algodão-doce, refrigerante e cachorro-quente. "Tanto o Barça-Unimed quanto os demais projetos sociais são uma maneira de a cooperativa devolver à sociedade tudo o que ela nos dá. É o compromisso que nós temos com a comunidade na qual estamos inseridos", afirmou o superintendente da Unimed Sorocaba, Miguel Villa Nova Soeiro Filho, que marcou presença no evento.
Mais informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa – Ewerton Vianna (15) 3202-3515 - ewerton@szscomunicacao.com.br
Fonte: SZS Assessoria de Imprensa